Sociedade

Colégio acusa escola pública de influenciar matrículas

1 jul 2016 00:00

Dinis de Melo fala de “má fé”. Rainha Santa Isabel refere “mal entendido”.

colegio-acusa-escola-publica-de-influenciar-matriculas-4543

Cremilde Rodrigues, directora pedagógica do Colégio Dinis de Melo, de Amor, acusa o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel (AERSI) de exercer “pressão desleal e incorrecta junto dos alunos e encarregados de educação”. Isto porque, conta Cremilde Rodrigues, no acto de renovação de matrícula do 4º. para o 5º. ano, os professores do AERSI terão informado os pais de que no próximo ano lectivo o colégio “apenas iria abrir uma turma em início de ciclo”.

Já a directora do AERSI diz que não houve informações nesse sentido. “Não condicionámos ninguém e lamento o que está a acontecer. Não consigo perceber. Estou disponível para receber esses pais e para esclarecer o mal entendido”, refere Adélia Lopes. A única novidade comunicada é que este ano qualquer aluno das cinco freguesias da zona tem transporte assegurado pela autarquia para a EB23 Rainha Santa Isabel, acrescenta.

“As instruções dadas aos docentes do 1.º ciclo, e que estes, por sua vez, veicularam aos encarregados de educação, com grande pressão, insistindo para que estes fizessem a renovação de matrícula dos seus educandos na EB 23 Rainha Santa Isabel, na Carreira, não são verdadeiras e denotam má fé”, aponta Cremilde Rodrigues, notando que colégio abrirá com quatro turmas. Esta informação, acrescenta a directora, terá sido dada “nas EB1 das freguesias de Carvide e Monte Real”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.