Desporto

Clube Náutico de Leiria conquista 24 medalhas no campeonato nacional

3 ago 2023 13:00

Atletas conquistaram oito medalhas de ouro, oito de prata e oito de bronze, permitindo ao CNL tornar-se no clube leiriense que, até hoje, alcançou o melhor resultado nesta prova

clube-nautico-de-leiria-conquista-24-medalhas-no-campeonato-nacional
Na categoria masculina, o CNL ficou em segundo lugar na classificação geral, tendo a categoria feminina ficado na 12.ª posição
CNL

O Clube Náutico de Leiria (CNL) fez história ao conquistar 24 medalhas (oito de ouro, oito de prata e oito de bronze) no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores, a mais importante prova do calendário português, tornando-se no clube leiriense que, até hoje, alcançou o melhor resultado nesta prova. O campeonato nacional decorreu no último fim-de-semana, em Coimbra.

Na categoria masculina, o CNL ficou em segundo lugar na classificação geral, tendo a categoria feminina ficado em 12.º lugar. O grande destaque vai para as prestações do atleta Afonso Roque, que somou cinco medalhes de ouro, uma de prata e duas de bronze.

“O segredo para este resultado foi a juventude e a forma como o clube teve de se reestruturar face aos condicionalismos que enfrentámos. Começámos a época com apenas uma pista disponível nas piscinas, e perante esta falta de espaço, os miúdos ganharam uma maior energia e garra para se afirmarem e mostrarem o seu valor”, afirma Marco Simões, vice-presidente da direcção do CNL, salientando o “empenho, dedicação e união” de todos os atletas e estrutura.

Fundado a 26 de Setembro de 2022, o Náutico de Leiria tem hoje 135 praticantes, e o objectivo é fazer crescer cada vez mais este número. “Temos já protocolos com escolas, parcerias com empresas, adquirimos um mini-autocarro para deslocações, portanto estamos num bom caminho”, afirma o vice-presidente, que destaca ainda a hidroterapia.

“Tem-nos dado um gozo enorme, pois estamos a promover saúde e a ajudar a comunidade.”

A par da contínua aposta na formação na natação pura, o Náutico de Leiria está também a investir no surf, estando já inscrito na Federação Portuguesa de Surf. “Neste momento estamos a explorar o Posto de Turismo da Praia do Pedrógão, e temos vindo já a dar algumas aulas de surf naquela praia”, refere Marco Simões, adiantando que no próximo ano o clube pretende já iniciar a competição no surf.

“Além disso, pretendemos também promover um torneio de surf, para nos afirmarmos igualmente nesta modalidade. No futuro, o nosso grande objectivo passa também pela aposta na canoagem”, revela o responsável.