Sociedade

Cientistas estudam subida do mar nas praias da Marinha Grande

8 mar 2019 00:00

Concelho integra projecto Mosaic.pt com LNEC e Universidade de Coimbra

cientistas-estudam-subida-do-mar-nas-praias-da-marinha-grande-9955
Daniela Franco Sousa

As praias do concelho da Marinha Grande, bem como a Costa da Caparica, no concelho de Almada, estão a ser estudadas pela Universidade de Coimbra e pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, adiantou ao executivo o vereador Carlos Caetano.

O objectivo deste projecto, denominado Mosaic.pt, é perceber que tipo de impacto pode ter a subida do nível do mar, ou seja, perceber quais os riscos da inundação costeira.

No caso da Marinha Grande, adiantou o autarca, a escolha teve em conta o facto de este concelho congregar costa arenosa, a Sul, bem como costa rochosa (a Norte).

No site do projecto, explica-se que o Mosaic.pt “visa desenvolver um quadro de referência inovador de apoio à gestão do risco de inundação na zona costeira, incluindo estuários, com base na integração de modelos de previsão e monitorização em tempo real das variáveis relevantes ao processo de inundação, e tendo em conta as diferentes dimensões da vulnerabilidade do territóri

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ