Viver

César Cardoso venceu o Prémio Internacional de Composição para Clarinete e Big Band de Loures

31 jul 2020 15:28

O primeiro lugar consiste num prémio aquisitivo no valor de 1500 euros, na edição e publicação da partitura com gravação, edição áudio e a publicação da obra em CD e em plataformas online

cesar-cardoso-venceu-o-premio-internacional-de-composicao-para-clarinete-e-big-band-de-loures
César Cardoso
Ricardo Graça/Arquivo

O músico e compositor César Cardoso venceu o Prémio Internacional de Composição para Clarinete e Big Band, promovido pela Câmara Municipal de Loures, com a obra Groovid.

O artista natural do concelho de Porto de Mós e mentor da Orquestra de Jazz de Leiria, concorreu sob o pseudónimo Miguel Reis.

O júri, constituído pelo clarinetista e maestro António Saiote, o compositor e pianista Carlos Azevedo, o clarinetista e professor Paulo Gaspar, o saxofonista e compositor Pedro Moreira e a chefe da divisão de Cultura na Câmara Municipal de Loures, Patrícia Silva (em representação do presidente da autarquia), decidiu por unanimidade a entrega do primeiro prémio.

O primeiro lugar consiste num prémio aquisitivo no valor de 1500 euros, na edição e publicação da partitura com gravação, edição áudio e a publicação da obra em CD e em plataformas online.

O Prémio Internacional de Composição para Clarinete e Big Band foi criado com o intuito de promover e incentivar a criação, assim como distinguir o desenvolvimento e a excelência na área da composição, premiando obras inéditas de autores nacionais ou estrangeiros. A primeira edição teve como objetivos específicos a divulgação do clarinete e o desenvolvimento da escrita musical para a formação de Big Band, que inclua o clarinete como solista.