Sociedade

Centros de empregos vão ter 'gestores de carreira' para sem-abrigo

27 fev 2018 00:00

Objectivo é receber e acompanhar estes casos na procura de soluções de emprego ou formação profissional

centros-de-empregos-vao-ter-gestores-de-carreira-para-sem-abrigo-8209

Os centros de emprego vão passar a ter duas novas figuras vocacionadas para lidar com os sem-abrigo, anunciou hoje, dia 27, o secretário de Estado do Emprego.

Miguel Cabrita, citado pelo Público, explicou que haverá uma “espécie de pivô” da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (2017-2023), que irá “receber estes casos e acompanhar pessoas que estão sinalizadas como sem-abrigo”, e um 'gestor de carreira' que “garantirá que estes beneficiários tenham alguém a quem se possam dirigir” quando procuram soluções de emprego ou formação profissional.

Para Miguel Cabrita, estas medidas criam condições para a “construção de um plano pessoal de emprego – de caminho e intervenção” que vá além de programas a curto prazo, que são aqueles que, pela experiência dos serviços, reúnem maior sucesso junto desta população.

E surgem da ideia defendida pela secretaria de Estado de que a “activação” e aproximação dos sem-abrigo do mercado de trabalho não deve “partir de uma ideia de mera auto-responsabilização”, mas também dos serviços públicos e da sociedade civil.

O secretário de Estado entende que “não basta encontrar uma resposta para as pessoas, é preciso garantir que depois há capacidade para as agarrar [às oportunidades proporcionadas], e que não se transformam em mais uma experiência mal sucedida que de alguma forma pode servir também como desincentivo para que as pessoas prossigam o seu projecto de intervenção”.

Segundo dados do Governo, há actualmente mais de 200 pessoas em situação de sem-abrigo inscritas em centros de emprego e formação profissional. Em 2015, eram cerca de 140.