Viver

Castanheira de Pera iniciou construção de passadiços na Ribeira de Quelhas

13 jan 2020 20:30

Visitante poderá visitar várias cascatas deste curso de água, situado já na Serra da Lousã

Vídeo de Alberto Mesquita

A margem direita da Ribeira de Quelhas, junto à aldeia do Coentral, Castanheira de Pera, está a receber um passadiço em madeira e estruturas de apoio, com o objectivo de facilitar o acesso a esta maravilha natural do distrito de Leiria.



"Este projecto é parte de uma nova estratégia local tendo em vista diversificar e articular a oferta de lazer e turismo disponível no concelho, ainda muito localizada e sazonal", voltada para nichos vocacionados para o contacto com o património natural, cultural e paisagístico, como explica a autarquia local. 


Com um escopo inclusivo, estes passadiços permitirão ao visitante percorrer aproximadamente 1200 metros na margem direita da Ribeira das Quelhas, na proximidade do Coentral Grande, por entre fragas de xisto e de granito, refúgio de espécies protegidas, enquanto visita várias quedas de água e pequenas lagoas.


A obra é financiada no âmbito do Programa Valorizar — Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, com um valor não reembolsável de 357.641,93 euros, sendo o investimento total de 397.379,93 euros.