Sociedade

Água aumenta 10% no Norte do distrito

22 dez 2019 17:00

Subida prende-se com correcção de défice tarifário.

agua-aumenta-10percent-no-norte-do-distrito
O aumento da água é uma exigência legal
Jornal de Leiria/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

O novo ano vai trazer um aumento na ordem dos 10% no preço da água nos cinco concelhos do Norte do distrito, que integram a APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior Norte: Ansião, Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

O aumento é justificado com a necessidade de correcção do défice tarifário dos 11 concelhos que compõem a empresa (há também seis do distrito de Coimbra), que no total ascende a seis milhões de euros anuais.

Célia Marques, presidente da Câmara de Alvaiázere, fala de uma subida “inevitável, com ou sem agregação”, uma vez que, “há recomendações da entidade reguladora no sentido de os sistemas serem eficientes e sustentáveis”.

“O aumento é uma exigência legal. Já tinha acontecido em 2015 e tinha de voltar a acontecer no próximo ano ou no seguinte”, alega. A autarca sublinha ainda que a agregação dos municípios, através da constituição da APIN, trará ganhos de escala e permitirá dar uma resposta “muito mais eficiente e sustentada”.

Por outro lado, acrescenta, será possível “cumprir determinados rácios” necessários à apresentação de candidaturas a fundos comunitários, que estavam vedados aos municípios individualmente.

Apresentada oficialmente na semana passada, a APIN é uma empresa de capitais públicos criada para gerir os serviços de abastecimento de água, de saneamento e resíduos sólidos de 11 concelhos: Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande (do distrito de Leiria), Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares (do distrito de Coimbra).

Abrange uma área de quase 2.000 quilómetros quadrados em territórios de baixa densidade, habitados por 84 mil habitantes e com 65 mil alojamentos.

Nos 30 anos do contrato de concessão, a empresa intermunicipal prevê investir 137 milhões de euros, 44 dos quais já nos próximos anos, sendo 40 milhões na área do saneamento, dois milhões em ferramentas de eficiência hídrica e dois milhões na requalificação das redes de abastecimento já existentes.

Segundo a agência Lusa, durante a apresentação da APIN, que teve lugar na semana passada em Penela, onde a empresa de capitais públicos está sediada, o presidente deste município assegurou que os municípios vão manter o tarifário social e para famílias numerosas e instituições.

O número

11

municípios integram a APIN - Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior Norte. São eles Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande (distrito de Leiria), Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares (distrito de Coimbra)