Abertura

Casos de Covid-19 isolados não vão encerrar escolas

5 set 2020 20:02

As escolas estão preparadas para o arranque do novo ano lectivo, mas a incerteza é grande. Uma certeza têm: um caso positivo de Covid-19 não será razão para encerrar o estabelecimento de ensino

casos-de-covid-19-isolados-nao-vao-encerrar-escolas45r

Alunos de máscara, gel desinfectante espalhado pela escola e circuitos bem definidos são algumas das diferenças que os alunos vão encontrar quando regressarem à escola, a maioria no dia 17 de Setembro.

A pandemia da Covid-19 obrigou os directores areinventar a escola e a garantir segurança máxima para toda a comunidade educativa. O risco não é zero, mas todos estão empenhados em minimizá-lo ao máximo.

Intervalos mais curtos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde e cantinas com serviço de take away são algumas das mudanças previstaspara o próximo ano lectivo.

No entanto, a pouco mais de duas semanas do início das aulas, previstas para começar entre 14 e 17 de Setembro, ainda há muitas dúvidas no ar.

Os directores das escolas aguardam mais orientações do Ministério daEducação e da Direcção-Geral da Saúde (DGS) para tomarem decisões sobre a prática de desporto, por exemplo.

A Educação Física, uma disciplina que exige contacto, poderá ter de abolir alguns desportos colectivos.

Na segunda-feira, Graça Freitas, directora-geral da DGS, garantiu que as escolas não vão fechar sempre que surgir um caso suspeito.

“O referencial para as escolas estará concluído no dia 7 e prevê uma facilidade comunicacional entre as escolas, os pais e a saúde para que, se aparecer um caso suspeito ou positivo na escola, se saiba quem telefona a quem e qual deve ser a actuação a ter”, salientou a responsável na habitual conferência de imprensa.

Graça Freitas sublinha que se pretende que a actuação das escolas “seja direccionada e focada e não expandida a toda a escola, de modo a perturbar o mínimo possível e a garantira segura

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ