Viver

Cartaz de MAPAS Leiria já foi revelado

23 jun 2020 20:22

A primeira viagem de MAPAS - Leiria faz-se com: ±MAISMENOS±, Surma + Cabrita, Fado Bicha + LaBaq, Lavoisier, Colectivo Til, Nuno Rancho + Inês Bernardo e SAMP.

cartaz-de-mapas-leiria-ja-foi-revelado

De 1 a 12 de Julho 2020, Leiria recebe uma carrinha que é um palco para música e espectáculos para a infância e uma galeria de artes visuais.

MAPAS (mobilidade, arte, proximidade, acesso, sociedade) é um “projeto de colaboração entre artistas, a cidade, o presente e a esperança num amanhã melhor”.

A organização anunciou esta terça-feira que a primeira edição do evento contará com as intervenções visuais no espaço público de ± MaisMenos ±.

Trata-se de um projecto de arte de intervenção do artista português Miguel Januário que “oferece uma reflexão crítica sobre o modelo de organização política, social e económica que administra as sociedades urbanas contemporâneas”.

Também o Coletivo Til, grupo de arquitectos e artistas que se orienta por princípios de multidisciplinaridade e colaboração, materialidade responsável e sustentável, aprender fazendo, processos democráticos e autonomia.

A nível musical, o projecto de cultura porta a porta para a cidade e as suas comunidades apresenta uma colaboração inédita entre Fado Bicha e LaBaq.

O duo lisboeta de Lila Fadista e João Caçador que reinventa o fado à medida da identidade queer, dando voz às questões urgentes das comunidades LGBT+ juntam-se a Larissa Baq, cantora-compositora brasileira radicada em Leiria e representada pela Omnichord Records.

A artista Surma, alias para Débora Umbelino, uma das artistas mais criativas do País dos últimos anos, junta-se ao saxofonista João Cabrita, que em 2020 lançou um disco festa com nomes Sam The Kid, Tó Trips, The Legendary Tigerman, para criarem um concerto inédito.

Os Lavoisier, a dupla composta por Patrícia Relvas e Roberto Afonso apresentam Viagem a um Reino Maravilhoso, disco conceptual envolvido na poesia de Miguel Torga e nos trilhos do poeta na natureza transmontana

Os músicos Nuno Rancho e Inês Bernardo criam um espectáculo de canções dirigido a um público infanto-juvenil, imersos num jogo de empatia, proximidade e harmonias ricas

A Sociedade Artística Musical dos Pousos - SAMP apresenta um cardápio de artistas, alinhados com a sua missão de difusão de música, trabalho de intervenção social e terapêutica e de ensino de música à infância.

Horários, dias e lugares de apresentação, regras de segurança, normas sanitárias, site e parcerias serão anunciados nos próximos dias aqui.