Sociedade

Carla Pais regressa a Leiria para apresentar livro de poesia

22 mar 2018 00:00

Obra vencedora do Prémio da Poesia Francisco Rodrigues Lobo 2017

carla-pais-regressa-a-leiria-para-apresentar-livro-de-poesia-8384
Maria Anabela Silva

Natural de Chãs, freguesia de Regueira de Pontes, mas radicada em Paris desde 2012, Carla Pais regressa, esta sexta-feira, a Leiria para apresentar A instrumentação do fogo, obra vencedora do Prémio de Poesia Francisco Rodrigues Lobo 2017.

A sessão decorrerá na Livraria Arquivo, a partir das 18:30 horas, e contará com a participação de Paulo José Costa, psicólogo, que fará a apresentação do livro. Já com vários prémios conquistados e com trabalhos na área do conto e do romance, Carla Pais edita agora a sua primeira obra poética.

“A poesia entra na minha vida já tarde, por volta dos trinta anos, quando a determinado momento preciso de compreender o mundo que me rodeia e que me chega sem algum sentido. É então que descubro a poesia como terapia, uma espécie de antidepressivo contra os males do mundo, pelo menos desse mundo que me entra estranho pelos olhos”, explica a autora que, em França, trabalha como empregada de escritório num centro de formação.

Em 2015, venceu do Prémio Literário Horácio Bento Gouveia como conto A Alma do Diabo. No mesmo ano obteve também o terceiro lugar no Concurso de Poesia Agostinho Gomes com o poema Assimetria dos Lábios.

Em 2016, o seu conto O búzio do meu pai integrou a antologia A Infância, promovida pelo Centro de Estudos Mário Cláudio. Carla Pais, 39 anos, escreveu também o romance Mea Culpa, com o qual chegou a estar indigitado para o Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís de 2016, que acabou por não obter, dado que a autora tinha publicado anteriormente uma outra obra de carácter ficcional, o que o regulamento não permitia.