DEPRESSÃO KRISTIN

Cáritas de Leiria recebeu 1,7 milhões de euros para o fundo de emergência e garante exclusividade de apoio

21 fev 2026 11:37

Instituição quer evitar duplicação de ajuda para estar junto de quem mais precisa

caritas-de-leiria-recebeu-17-milhoes-de-euros-para-o-fundo-de-emergencia-e-garante-exclusividade-de-apoio
O Fundo de Emergência Social da Cáritas Diocesana de Leiria alcançou o montante de 1.738.736,52 euros, num balanço feito na quinta-feira, anunciou a instituição em comunicado, ao referir que este valor "espelha a enorme confiança depositada pela sociedade civil e que será integralmente canalizado para a recuperação habitacional e social das famílias afectadas".
 
"Até ao dia 19 de Fevereiro, registámos 36.656 transações, com donativos que variaram entre 0,01 e 40.000 euros, uma demonstração da amplitude e generosidade da solidariedade recebida", adianta o comunicado.
 
Desde a tempestade Kristin, a Cáritas já entregou 942 cabazes alimentares de emergência e 107 toneladas de alimentos e produtos de higiene distribuídas na Diocese de Leiria-Fátima.
 
Com o objectivo de optimizar a resposta e evitar a duplicação de recursos, a Cáritas Diocesana de Leiria passará a apostar na exclusividade de apoios. A partir de 23 de Fevereiro, os agregados familiares que já beneficiam do Programa de Ajuda Alimentar deixarão de ter acesso ao cabaz extraordinário de emergência.
 
"Esta medida visa garantir que os cabazes de emergência cheguem a novas famílias que ficaram em situação de carência direta devido à tempestade e que não dispõem de outras redes de suporte", explica a instituição.
 
O agendamento para proceder ao levantamento de qualquer cabaz passa a ser obrigatório, a partir de 1 de Março. "Este passo é indispensável para que a equipa técnica realize o acompanhamento social necessário à plena recuperação das famílias."
 
A Cáritas Diocesana de Leiria já iniciou a instauração dos processos formais no âmbito do Fundo de Emergência Social. "Esta fase de análise técnica individualizada é crucial para garantir que os apoios à reconstrução e recuperação de habitações são atribuídos com total equidade. Reforçamos o nosso compromisso com o rigor e a transparência: cada verba aplicada é precedida de um diagnóstico social detalhado, assegurando que o apoio chega onde é efetivamente mais urgente."