Sociedade

Campanha 54': Leonor Malaquias recorda os mitos à volta da violência doméstica

25 nov 2020 18:03

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas

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Leonor Malaquias associou-se hoje ao projecto 54'' - cinquenta e quatro minutos, recordando vários mitos ligados à violência doméstica.

Só acontece em meios desfavorecidos, há mulheres que provocam ou é preciso guentar são mensagens muitas vezes ouvidas, mas que não fazem sentido.

Por isso, Leonor Malaquias informa que a violência doméstica é um crime público, pelo que se deve denunciar e procurar ajuda.

A iniciativa 54'' parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia. 

Este e outros dados podem ser lidos em As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas.

Leiriense de gema, Leonor Malaquias cresceu a brincar e a desenhar no Castelo de Leiria. Sem limites para sonhar e trabalhar, formou-se em Arte e Design, com passagem pela Faculdade de Belas Artes de Salamanca. Atualmente estuda Conservação e Restauro em Tomar e trabalha no seu projecto artístico World Of Billy Goat, onde cria e desafia o (im)possível no “espaço” através de várias técnicas de expressão visual. World Of Billy Goat é um planeta onde tudo é permitido desde ambientes a criaturas que, como a Billy Goat, nele habitam, procurando representá-las em materiais ecológicos. 

“O 54'' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.

A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.