Sociedade

Campanha 54'' com Filomena Iria

21 nov 2020 21:21

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas

campanha-54-com-filomena-iria

Clique em cima na imagem para ver o vídeo

A escritora Filomena Iria participa, hoje, no projecto 54' - cinquenta e quatro minutos.

"Chamo-me Filomena Iria. No dia 25 de abril do ano 2000, enquanto se comemorava a revolução e a liberdade, eu conheci o meu ditador.

Vivi com ele 5 anos de ditadura.

Quando o conheci encontrava-me muito fragilizada: tinha casado muito nova, e não tinha resultado. A vida tinha-me deixado de coração partido e vulnerável a uma série de acontecimentos que me foram fragilizando ainda mais.

E esse senhor soube reconhecer essas fragilidades, reconhecer e usar essas fragilidades em seu próprio proveito.  Em 2014 iniciei a minha cruzada contra a violência doméstica, 9 anos depois.

Escrevi um livro de contos sobre a Violência Doméstica, fiz uma edição de autor e de repente estava a ser convidada por todos os canais de tv para falar sobre a violência doméstica.

Não era minha intenção, mas percebi que me tinha envolvido de forma a encabeçar uma luta sem tréguas e que precisava de todas as minhas forças e de todo o meu empenho.

O livro tornou-se uma boa desculpa para o debate deste tema.

Fui a colóquios, a bibliotecas e, principalmente, o mais gratificante, fui convidada por escolas para expor a nu o tema.

Objetivo N.º 1: recrutar o maior número de pessoas para entrar nesta luta, informando-as, sensibilizando-as e atribuindo a cada um, um papel muito importante…  

Neste momento tenho 50 anos. Depois destes episódios encontrei um relacionamento estável desde 2005, após me ter separado da outra pessoa. Entrei na Universidade em 2015 e licenciei-me em Ciências Sociais. Continuo a aventura académica e estou a fazer o Mestrado em Relações Interculturais.

Neste momento estou a trabalhar junto com o município do Barreiro, onde moro, para a criação do Grupo de Ajuda Mútua das Vítimas de Violência Doméstica.

Procuro respostas e soluções, é desta forma que supero dia a dia: procurando conhecer para compreender.

Estou sempre disposta a mostrar a cara (sempre) porque não fiz nada de errado para ter de me esconder."

Texto escrito segundo o Acordo Ortográfico de 1990

A iniciativa 54' parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.

Este e outros dados podem ser lidos em As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. 

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas.

“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.

A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.