Sociedade

Câmara de Leiria gasta 3,2 milhões para evitar demolição do Vale da Cabrita

2 ago 2018 00:00

Pode estar encontrada a solução para travar a demolição de 151 fogos. A Autarquia chegou a acordo com os proprietários que levaram o caso a tribunal e vai comprar nove lotes.

camara-de-leiria-gasta-32-milhoes-para-evitar-demolicao-do-vale-da-cabrita-9025
Maria Anabela Silva

Quase 3,2 milhões de euros é quanto custará à Câmara de Leiria a resolução do imbróglio relacionado com a urbanização Vale da Cabrita, evitando a demolição de 151 fogos já determinada pelos tribunais.

Após mais de 20 anos de processos judiciais, o Município chegou a acordo com os proprietários dos lotes que ainda se encontram vazios e que estiveram na origem do processo que levou à sentença de demolição.

A solução passa pela aquisição dessas parcelas pela Câmara, por cerca de 3,2 milhões de euros, aprovada na terça- feira pela Assembleia Municipal, com dois votos contra (BE e PCP) e uma abstenção (presidente da Junta de Colmeias e Memoria).

“É a única hipótese que temos. Esperamos que tenha sucesso e que seja uma porta de saída para um problema que se arrasta há tempo de mais”, afirmou o presidente da Câmara.

Raul Castro explicou que, “se o município for proprietário”, pode pedir a “revogação” da execução da sentença que determinou a demolição de 21 lotes no Vale da Cabrita, num total 151 fogos, e a remoção das infra-estruturas urbanísticas (redes de águas, saneamento e telecomunicações).

Frisando que para executar a sentença “seriam necessárias dezenas de milhões de euros”, “o que poria a Câmara Municipal numa situação de insolvência”, Raul Castro adiantou que, após a resolução do processo, a intenção da autarquia é “pôr à venda” os lotes que agora irá

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ