Sociedade

Câmara da Batalha quer comprar casa onde nasceu Mouzinho de Albuquerque

27 jul 2017 00:00

O objectivo do município é recuperar os edifícios, que se encontram em degradação, para fins turísticos e culturais.

camara-da-batalha-quer-comprar-casa-onde-nasceu-mouzinho-de-albuquerque-6881
Maria Anabela Silva

A Câmara da Batalha quer comprar a casa onde nasceu Joaquim Mouzinho de Albuquerque, herói das campanhas portuguesas em África no século XIX.

O objectivo do município é “assegurar a preservação” do edificado que, além da casa, integra uma capela, e valorizá- lo em termos turísticos, criando mais um pólo de atracção no concelho. Nesse sentido, a autarquia já encetou negociações com o Seminário Diocesano de Leiria, proprietário do espaço.

“Há todo o interesse em classificar e preservar o edificado, mas isso só será possível se estiver na esfera do património municipal”, alega o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, recordando que, já em tempos, foi encetado o processo de classificação do imóvel, “o que se revelou inviável por não ser património” camarário.

Se as negociações chegarem a bom porto, a autarquia pretende requalificar os edifícios – casa senhorial e capela dedicada a São Gonçalo -, que se encontram “muito deteriorados e em estado de abandono”. “Se não fizermos nada, aquele património perde-se definitivamente”, adverte o autarca, revelando que a intenção do município é valorizar o espaço do ponto de vista turístico e cultural.