Desporto

Calisténicos, firmes e hirtos que nem uma barra de ferro

22 jul 2016 00:00

São cada vez mais os praticantes de street workout em Leiria.

calistenicos-firmes-e-hirtos-que-nem-uma-barra-de-ferro-4664

Já alguma vez ouviu falar em calistenia? Não? Então não pode perder este texto. Bandeiras humanas, pernas no ar, saltos de barra em barra... estas são apenas algumas das acrobacias praticadas pelos BarBarons que juntam, num só movimento, a força, a flexibilidade e a resistência física. Com a vantagem de ser ao ar livre.

São muitas as pessoas que, em passeios junto ao rio Lis, observam, admiradas, todos estes exercícios calisténicos praticados por jovens junto ao parque recentemente construído, atrás do Edifício 2000. E são também cada vez mais os que se fascinam e atrevem a tentar algumas destas acrobacias, que exigem agilidade e destreza física.

A calistenia é uma modalidade que se insere na prática do street workout, o treino ao ar livre, que tem vindo a ganhar cada vez mais praticantes. Elias Pinheiro, André Gil, Marco Almeida, André Rodrigues e João Sousa são atletas calisténicos e fundaram os BarBarons – barões das barras – há cerca de um ano. A ideia surgiu durante uma competição nacional de street workout. Já treinavam juntos há algum tempo, mas decidiram criar “algo mais sério” – uma equipa com nome, para divulgar este desporto, a calistenia.

Costumavam treinar na Batalha, mas por não terem todas as condições necessárias para a prática desta modalidade, apresentaram à Câmara Municipal de Leiria uma proposta de construção de um parque na cidade, e o município acedeu. Com o parque construído, os jovens começaram a partilhar vídeos dos treinos online. O “passa-palavra”, bem como a divulgação nas redes sociais, tem levado o grupo a crescer “exponencialmente”. Elias Pinheiro refere que “as pessoas vêem, gostam e querem entrar também”. Actualmente, os BarBarons contam com mais de uma centena de atletas, com idades que vão desde os 14 ao 35 anos e as raparigas já começam também a interessar-se pela modalidade.

A calistenia consiste na prática de “exercícios físicos que usam exclusivamente o peso do corpo humano”, explica Marco Almeida. São vários os benefícios deste desporto, sublinha. O atleta adianta que, além de ser gratuito, o street workout promove a “prática de actividade física ao ar livre e, consequentemente, a socialização entre várias comunidades”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.