Desporto

Caldas perde mas o sonho da Taça permanece vivo

1 mar 2018 00:00

O sorteio ditou o embate entre Aves e Caldas, que nunca tinham chegado a esta fase da competição. Para assinalar a festa, a autarquia caldense ofereceu porco no espeto aos adeptos e o resultado manteve a esperança de chegar ao Jamor em aberto.

caldas-perde-mas-o-sonho-da-taca-permanece-vivo-8237

O Desportivo das Aves derrotou, na noite da passada quarta-feira, em casa, o Caldas Sport Clube, num jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, em futebol. O único golo foi apontado por Nildo Petrolina, após a conversão de uma grande penalidade, aos 32 minutos.

Frente-a-frente, estiveram duas equipas com um percurso histórico nesta edição da Taça de Portugal e que jamais tinham disputado as meias-finais da prova rainha de futebol.

As duas oportunidades de maior perigo para a equipa avense foram os dois penaltys, cuja marcação foi muito contestada pelos adeptos do Caldas. Aos 23 minutos, Paulo Machado falhou na conversão, para uma defesa estrondosa de Luís Paulo, que brilhou entre os postes.

No segundo penalty, o guardião não teve hipótese perante o remate certeiro de Nildo Petrolina da marca dos 11 metros. Até ao fim da exibição, o marcador não sofreu mais alterações, com uma vitória importante e sofrida do conjunto treinado por José Mota.

Em declarações ao Mais Futebol, José Vala concordou com o resultado, sem esquecer a arbitragem polémica de Gonçalo Martins "Considero o resultado justo, o Aves teve mais bola e mais oportunidades. A forma como chegou ao resultado já merece outra interpretação, mas não vou discutir isso".

Apesar da derrota, a eliminatória permanece em aberto para a segunda mão, em que o Caldas pretenderá dar a volta, diante dos seus adeptos. "Perdendo 1-0, na Mata continuamos a acreditar, as possibilidades não aumentam, mas estamos vivos", destacou o treinador, no final da partida.

Pedro Emanuel, capitão do Caldas, em declarações ao jornal O Jogo, também mantém a esperança numa prestação diferente no Campo da Mata "Nós vamos jogar com alma, com humidade, raça, querer e com cinco vezes mais adeptos do que estiveram aqui."

A segunda mão tem data marcada para 18 de Abril, no Campo da Mata, nas Caldas da Rainha. Na outra meia final, FC Porto e Sporting lutam, de igual forma, para alcançar a final da prova no Jamor.

FICHA DE JOGO

Taça de Portugal Placard 2017/2018 – Meias-Finais

Estádio do Clube Desportivo das Aves

Árbitro: Gonçalo Martins (Portugal)

Árbitros assistentes: Álvaro Mesquita (Portugal) e Bruno Trindade (Portugal)

Quarto árbitro: André Neto (Portugal)

Vídeo árbitro: Bruno Esteves (Portugal)

Assistente do vídeo árbitro: Rui Teixeira (Portugal)

Desportivo das Aves – Quim, Rodrigo Soares, Carlos Ponck, Diego Galo, Nélson Lenho, Paulo Machado (Fernando Tissone, 81'), Cláudio Falcão, Vítor Gomes (Cristián Arango, 60'), Amilton Silva, Derley e Nildo Petrolina (Hamdou Elhouni, 65')

Suplentes não utilizados: Artur Moraes, Luis Fariña, Braga e Federico Falcone

Treinador: José Mota

Golos: Nildo Petrolina (32´)

Disciplina: Cartão amarelo a Vítor Gomes (40'), Diego Galo (56'), Carlos Ponck (71') e Rodrigo Soares (90+2')

Caldas Sport Clube – Luís Paulo, Rony Ramos, Thomas Militão, Filipe Cascão, Diogo Clemente, Odair Souza, Felipe Ryan (André Santos, 81'), Paulo Inácio, Alexandre Cruz (Luís Farinha, 62'), Pedro Emanuel (Bernardo Carvalho, 90+5') e João Rodrigues

Suplentes não utilizados: Natalino, Rui Almeida, Nuno Januário e Marcelo Santos

Treinador: José Vala

Golos: -

Disciplina: Cartão amarelo a Felipe Ryan (7'), Rony Ramos (25') e João Rodrigues (90+6')