Sociedade

Caldas da Rainha vai ficar 30 minutos mais perto de Lisboa

12 out 2020 16:32

Lançado concurso de electrificação, sinalização e optimização da Linha do Oeste até Lisboa

caldas-da-rainha-vai-ficar-30-minutos-mais-perto-de-lisboa
Investimento global na Linha do Oeste, entre Lisboa e Caldas da Rainha ascende a 155 milhões de euros
Ricardo Graça/Arquivo

Tudo indica que, por fim, a modernização de parte da Linha do Oeste vai avançar. A Infra-Estruturas de Portugal (IP) lançou, hoje, o concurso para a empreitada no troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha.

As obras assegurarão um maior número de circulações e redução do tempo de percurso, segundo refere a IP, em comunicado.

O concurso público foi hoje publicado no Diário da República e conta com um valor base de 40 milhões de euros, investimento que integra o programa de modernização, reforço da segurança e melhoria da capacidade e competitividade da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020.

O investimento global ascende a 155 milhões de euros e será utilizado no reforço dos níveis de serviço, rapidez e segurança ferroviária.

“A modernização da Linha do Oeste entre Mira Sintra-Meleças e Caldas da Rainha tem como principais objectivos a melhoria da eficiência e o reforço da competitividade do sistema ferroviário, através do aumento da capacidade e a redução dos tempos de trajecto, adequados aos níveis de procura e fluxo de passageiros”, pode ler-se no Diário da República.

Segundo o documento, a utilização de material circulante de tracção elétrica, a optimização do traçado de via e a instalação da sinalização e telecomunicações ferroviárias no troço até Caldas da Rainha, possibilitará a redução do tempo de percurso entre Caldas da Rainha – Lisboa e Torres Vedras – Lisboa em cerca de 30 minutos.

As actuais 16 circulações serão igualmente aumentadas para 48, nos dois sentidos.