Economia

Busca pelo corpo perfeito dá músculo ao negócio dos ginásios

20 abr 2017 00:00

São cada vez mais as pessoas que sentem necessidade de ter um treino acompanhado. Os ginásios ganham força e competem pelos preços mais baixos

busca-pelo-corpo-perfeito-da-musculo-ao-negocio-dos-ginasios-6314

“Tinha, claramente, a saúde afectada.” Foi este o ponto de partida que levou Catarina Silva a alterar o estilo de vida. Apesar de sempre ter praticado desporto e ter tido uma alimentação equilibrada, sentiu que não era suficiente. Terminada a licenciatura, anos marcados por alguns excessos que lhe afectaram a saúde, decidiu “retomar a boa forma física”. Hoje treina com o objectivo de alcançar um “corpo quase perfeito”.

Catarina não é caso isolado. Jorge Silvério, psicólogo do desporto, afirma que, “tem havido uma campanha bem trabalhada levando as pessoas a perceber que a actividade física com mais propriedades é excelente, quer do ponto de vista físico, quer mental”. Além disto, acrescenta, têm vindo a entender que a “supervisão” na prática de exercício físico é “uma componente importante da qualidade de vida”.

No entanto, distingue as pessoas que procuram os ginásios: “por um lado, há as que procuram a saúde”, física e mental; por outro, “há as que levam isso mais longe e acabam por entrar na regulação do corpo, como é o caso do culturismo, que implica a questão da modelação do corpo”, explica.

Patrício Pereira só queria perder peso. E por isso decidiu, em Maio de 2016, começar a praticar exercício físico em espaços públicos. Mais tarde, optou por se inscrever no ginásio, com o objectivo de “também ganhar massa muscular”. Já perdeu mais de 40 quilos, através de treino e alimentação cuidada que, frisa, “passou a ser controlada por uma nutricionista”.

E, com tanto interesse, é natural que o negócio dos ginásios se tenha expandido na região de Leiria. Há um ano e meio abriu o Be- Fit, nos Parceiros, e no início deste ano abriu o Fitness Factory na Marinha Grande, ambos ginásios low-cost. Este mês, David Gaspar, que já tinha um espaço no Vidigal, abriu um novo na Gândara, que se centra no “treino personalizado individual ou em grupo, treino de alto rendimento e recuperação de lesões”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.