Viver

“Branco”. Te-Ato leva nova peça à livraria Arquivo e “é como se fosse jazz”

15 dez 2023 10:58

Para o público a partir dos três anos de idade, e em “teatrês”, a 122ª produção do Te-Ato será apresentada neste fim-de-semana pela primeira vez fora de contexto escolar

branco-te-ato-leva-nova-peca-a-livraria-arquivo-e-e-como-se-fosse-jazz
João Lázaro integra o elenco e assina a encenação da nova criação original do Te-Ato
Sofia Silvestre / Te-Ato

“Somos todos brancos quando estamos a aprender a brincar ao faz de conta”, pode ler-se na sinopse. E o encenador, João Lázaro, comenta: “É a primeira e a última de todas as cores, tanto pode ser o ínicio das coisas como o fim”, diz ao JORNAL DE LEIRIA. “Cabe aqui, rigorosamente, tudo”.

Branco, a 122ª produção do Te-Ato, vai a palco este sábado, 16 de Dezembro, às 11:30 horas, na livraria Arquivo. Será a terceira apresentação da peça – para maiores de três anos de idade – e a primeira fora de contexto escolar.

“Vamos, pois, brincar ao faz de conta que uma mão, que se vê em branco, pode ter a cor das coisas todas em que ela se transforma. Que uma mão em branco pode dar a mão a outra mão e que a soma de uma mão com outra mão pode ser maior que dois. Que esse maior que duas mãos unidas pode segurar todas as cores e transformar-se no que a nossa imaginação quiser”, anuncia a companhia de Leiria na nota de divulgação do espectáculo, em que não se fala português, só “teatrês”.

“É como se fosse jazz: tem uma partitura de base mas depois tudo pode acontecer”, resume João Lázaro, que contracena com Inês Ferreira. A nova criação original do Te-Ato tem música de Miguel Samarão e luz e som de Íris Duque.

Teatro “para os mais pequeninos dos mais pequeninos”, ao longo de aproximadamente “meia hora”.

A entrada é gratuita.

Ao longo de 2024, Branco vai circular por outros espaços, incluindo, a Sala Jaime Salazar Sampaio, casa do Te-Ato, em Leiria.