Sociedade

Bispos pedem "sentido de Estado" aos políticos face ao "momento delicado" que País vive

8 nov 2021 18:40

Apelo feito pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em Fátima.

bispos-pedem-sentido-de-estado-aos-politicos-face-ao-momento-delicado-que-pais-vive
Presidente da Conferência Episcopal criticou aprovação da eutanásia por Assembleia da República "moribunda"
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Que tenham "sentido de Estado" e que decidam "exclusivamente" com base no "bem comum". Foi este o apelo que D. José Ornelas, presidente Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), deixou esta tarde, em Fátima, aos agentes políticos.

Para D. José Ornelas, face ao momento "delicado" que o País atravessa, é necessário que "todos estejamos altura". O que, no seu entender, significa "tomar decisões certas que tenham como base única e exclusivamente o bem comum", dando "particular" atenção aos mais frágeis e marginalizados e a todos aqueles que, por causa da pandemia, "enfrentam agora tantos problemas sociais e económicos".

"É urgente que os partidos e todos os intervenientes encarem com credibilidade e sentido de Estado os grandes desafios e oportunidades que se encontram no futuro imediato de todos os nós", afirmou o também bispo de Setúbal.

Na sua intervenção - que marcou o início da Assembleia Plenária da CEP, que decorre até quinta-feira em Fátima -, D. José Ornelas deixou ainda críticas à discussão e aprovação da lei da eutanásia por uma Assembleia da República "moribunda"

Para o D. José Ornelas, o "modo" e o "momento" desta iniciativa parlamentar "lançam um ulterior manto de sombra" sobre o processo, que "não dignifica os últimos dias" da legislatura. O bispo entende, por isso, que "as mais altas instâncias do País" devem pronunciar-se "de acordo com as prerrogativas constitucionais de que dispõem".

Na sua mensagem inicial, presidente da CEP realçou um dos temas que estará em destaque na reunião plenária dos bispos portugueses: o dos abusos de menores no seio da Igreja, com a criação de um grupo coordenador nacional para tratar do tema.

O objectivo, diz D. José Ornelas, é "oferecer oportunidades seguras e fiáveis no acolhimento de denúncias e acompanhamento às vítimas de abuso".

"Faremos tudo para proteger as vítimas, apurar a verdade histórica e impedir estas situações dramáticas que destroem pessoas e contradizem o ser e a missão da Igreja", prometeu o presidente da CEP.

Na sua intervenção, o bispo fez ainda referência à conferência sobre as alterações climáticas que está a decorrer em Glasgow, para deixar um apelo: "Não se podem perder estas derradeiras oportunidades para conter ao máximo, não as nuvens que pairam sobre o horizonte de amanhã, mas a dramática realidade das catástrofes" de hoje.

O líder da CEP deixou também uma saudação a D. António Marto, bispo de Leiria Fátima, que este domingo celebrou as boas de ouro sacerdotais.