Sociedade

Bispo aprova agregação de paróquias em Porto de Mós

2 fev 2021 14:28

Decreto episcopal oficializa unificação das paróquias de São João Batista e de São Pedro.

bispo-aprova-agregacao-de-paroquias-em-porto-de-mos

Está consumada a agregação das paróquias de São João Baptista e de São Pedro, dando lugar a apenas uma: a de Porto de Mós. A unificação foi promulgada em decreto, publicado pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, no passado dia 20.

Em comunicado, a Diocese frisa que esta reconfiguração “era um desejo antigo das duas comunidades que, nos últimos anos já estava a ser posto em prática”. Segundo aquela nota, embora não fosse a designação mais correcta, a paróquia de Porto de Mós era já “uma referência consensual”, o que motivou o pedido de agregação formulado pelo pároco local, que mereceu o parecer favorável dos vários agentes paroquiais.

Aquele comunicado esclarece ainda que “os dois padroeiros que davam nome às respectivas paróquias [São Pedro e São João Batista], continuarão atribuídos à nova paróquia”, que contará com duas igrejas matrizes.

A alteração tem também efeitos em termos legais. A Fábrica da Igreja Paroquial de São João muda de nome, “passando a designar-se ‘Paróquia de Porto de Mós’ assumindo todos os bens, direitos e obrigações daquela”, enquanto a Fábrica da Igreja Paroquial de São Pedro deixa de existir. Os seus bens e obrigações transitam para a nova paróquia.

Numa mensagem endereçada aos paroquianos de Porto de Mós, o bispo de Leiria-Fátima sublinha que a alteração é sustentada num pedido “solidamente fundamentado na atenção às realidades locais e sobretudo às exigências pastorais, em ordem a favorecer e promover mais e melhor a comunhão e a missão da Igreja a nível paroquial, formando uma só comunidade fraterna de fiéis sob a presidência de um só pastor”.