Sociedade

Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira abre ao público de forma faseada

14 mai 2020 13:03

Será disponibilizado o acesso ao equipamento informático através de marcação antecipada.

biblioteca-municipal-afonso-lopes-vieira-abre-ao-publico-de-forma-faseada
A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira encerrou as suas instalações físicas no dia 16 de Março, em virtude da pandemia da Covid-19
CML

 A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV), em Leiria, abre ao público na segunda-feira, com o serviço presencial de empréstimo de livros, filmes e CD, complementando assim o já existente serviço de empréstimo domiciliário.

O projecto Biblioteca à Porta, a funcionar desde o dia 8 de Maio, deu já resposta a 42 utilizadores.

Nesta primeira semana, os munícipes poderão entregar e requisitar documentos, mediante marcação prévia que pode ser feita através do contacto telefónico 244 839 666 ou correio eletrónico biblioteca.municipal@cm-leiria.pt.

Será igualmente disponibilizado o acesso ao equipamento informático, também dependente de marcação antecipada e limitado à utilização de 45 minutos por utilizador.

O acesso à BMALV é condicionado às regras de etiqueta respiratória, bem como ao respeito pelo distanciamento social, utilização de máscara e higienização das mãos, preservando a segurança de todos, com o horário de abertura ao público das 9:30 às 17 horas.

Só a partir do dia 25 de Maio será disponibilizado o acesso à sala de leitura de adultos, com marcação prévia e por um período de tempo de quatro horas, no turno da manhã ou da tarde, sempre limitada à lotação da sala mediante as indicações da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e partilhadas pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Será permitida a leitura de publicações periódicas em formato digital, não sendo permitido o acesso livre às estantes.

“A Biblioteca Municipal, enquanto biblioteca pública, tem uma missão de contribuir para o acesso à informação e à cultura. No presente contexto devemos assegurar o máximo de serviços com o mínimo de risco de contágio e propagação do vírus. Daí a abertura faseada, ponderada e monitorizada das várias valências da BMALV, sempre em consonância com as diretrizes das autoridades de saúde pública”, refere a vereadora da Educação e Cultura, Anabela Graça, citada numa nota de imprensa.

A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira encerrou as suas instalações físicas no dia 16 de Março, em virtude da pandemia da Covid-19, de acordo com as regras impostas pelo Estado de Emergência, de distanciamento social e confinamento.

Durante este período os funcionários da BMALV têm estado em teletrabalho a desenvolver iniciativas para a comunidade recorrendo às redes sociais, nomeadamente o facebook, bem como o desenvolvimento de novos projetos visando a promoção da leitura e da escrita.

O Município de Leiria procedeu à higienização de todo o edifício, bem como da documentação de acordo com as regras sanitárias aconselhadas pela DGS e foram realizadas obras de requalificação no átrio da BMALV, substituindo o pavimento, realizando pinturas e renovando as três casas de banho do espaço, para que os leitores e visitantes tenham sempre melhores condições de permanência.