Sociedade

Batalha decreta luto municipal pela morte de António de Almeida Monteiro

9 nov 2018 00:00

Engenheiro agrónomo, foi presidente da Câmara e provedor da Misericórdia da Batalha. Faleceu hoje, aos 96 anos.

batalha-decreta-luto-municipal-pela-morte-de-antonio-de-almeida-monteiro-9464

A Câmara da Batalha decretou, hoje, dois dias de luto municipal pelo falecimento de António de Almeida Monteiro, engenheiro agrónomo que foi presidente do Município e provedor da Misericórdia. Faleceu, esta sexta-feira, aos 96 anos.

Em comunicado, a autarquia recorda António de Almeida Monteiro, natural de Santo Antão, como “um destacado batalhense” que, ao longo da sua vida, ocupou diversos “cargos de relevo”, entre os quais, a presidência da Câmara Municipal, durante 12 anos, e a provedoria da Misericórdia da Batalha, onde esteve durante 28 anos. Integrou também a Câmara Corporativa (órgão consultivo da Assembleia Nacional)”.

Recebeu da Presidência da República a Comenda da Ordem de Cristo e foi distinguido com uma condecoração real pela Rainha Isabel II, de Inglaterra, em 1958, aquando da visita da monarca a Portugal, que incluiu passagem pela vila da Batalha.

Licenciado em Agronomia, António de Almeida Monteiro foi também proprietário da Estalagem da Batalha, inaugurada em 1982, e criou o aldeamento turístico Aldeia de Santo Antão.

Dedicou-se também à investigação, tendo publicado diversos trabalhos sobre a Batalha de Aljubarrota e a História de Portugal.