Viver

Barrenta volta a cumprir tradição e abre portas a tocadores de concertina de todo o País

4 ago 2022 16:47

Evento acontece em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

DR
DR
Encontro de Tocadores de Concertina da Barrenta
DR
DR
Encontro de Tocadores de Concertina da Barrenta
DR
DR
Encontro de Tocadores de Concertina da Barrenta
DR
DR
Encontro de Tocadores de Concertina da Barrenta
DR
DR
Encontro de Tocadores de Concertina da Barrenta
Jacinto Silva Duro

Mais de meio milhar de tocadores de concertina e cantadores ao desafio ocupam, em Setembro, a Barrenta, aldeia do concelho de Porto de Mós, para a 21.ª edição do Encontro Nacional de Tocadores de Concertina.

O encontro está marcado para 24 de Setembro e promete um regresso à normalidade pré-pandémica.

De acordo com Ricardo Pereira, um dos organizadores, esperam-se mais de 500 músicos para esta edição, um número aproximado ao de 2019, quando 550 tocadores oriundos de todo o País marcaram presença nesta aldeia da União de Freguesias de Alvados e Alcaria, no concelho de Porto de Mós, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. 

A Barrenta, onde habitam 38 pessoas, transforma-se anualmente com a festa das concertinas, recebendo muitos milhares de visitantes, que ali se deslocam numa celebração da música tradicional portuguesa. 

O encontro “pretende dar continuidade aos encontros anteriores e continuar a fazer desta iniciativa, um dos maiores encontros de tocadores de concertina do País”, refere em comunicado, o Centro Cultural da Barrenta, que assume a organização.

E Ricardo Pereira aconselha os visitantes a chegarem cedo e a seguirem as indicações de trânsito e a respeitarem o estacionamento. O responsável explica que, além da música, haverá ainda artesanato de artífices locais, gastronomia local e tasquinhas à disposição.

A entrada no evento é gratuita

Em 2020 e 2021, impedidos de realizar o encontro devido à pandemia, os tocadores da Barrenta assinalaram a data do evento com transmissões ‘online’ e com actuações itinerantes num camião-palco.  

A par das centenas de tocadores, são ainda esperados muitos cantadores para sessões ao desafio, “cada vez mais uma das maiores apostas deste encontro”.