Sociedade

Autoridade Marítima apela à população para ter cuidado com o mar

22 mar 2024 11:11

Apesar das temperaturas serem chamativas para uma ida à praia, as autoridades reforçam que nesta altura do ano os cuidados devem ser redobrados

autoridade-maritima-apela-a-populacao-para-ter-cuidado-com-o-mar

Aproxima-se um fim-de-semana de Primavera, com temperaturas acima da média. A Polícia Marítima reforça, por isso, a importância das pessoas adoptarem comportamentos de segurança numa eventual ida à praia, “evitando expor-se desnecessariamente ao risco”.

Apesar das temperaturas nos relembrarem o Verão, é importante não esquecer que o mar ainda é de Inverno, ou seja, apresenta uma elevada agitação, que causa, nomeadamente, a existência de “zonas de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros”, o que torna banhos e outro tipo actividades junto ao mar bastante perigosos, sublinha em comunicado a Autoridade Marítima Nacional.

Outro factor que também afecta a segurança nesta altura do ano, é o facto de que a maioria das praias portuguesas não possuem, de momento, qualquer tipo de vigilância, o que leva a que em situações de socorro a resposta possa ser um pouco demorada.

A Polícia Marítima apela a que não sejam adoptados comportamentos de risco e aconselha para uma utilização segura das praias: vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem e não se aproximar da água nem caminhar na areia molhada.

A autoridade recomenda ainda não virar as costas ao mar e oferecer sempre uma distância de segurança relativamente à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda.

“Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entrar e pedir ajuda através do 112”, informa ainda a AMN.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a temperatura pode chegar aos 30 graus Celsius no sábado e aos 27 graus no domingo, no distrito de Leiria.

Para hoje, as previsões apontam para uma máxima a rondar os 31 graus Celsius.