Desporto

Atletismo: Samuel Remédios bate recorde nacional do heptatlo

12 fev 2018 00:00

Atleta de São Mamede, Batalha, tem fortes possibilidades de ser qualificado para o Mundial de pista coberta, marcado para Birmingham, de 1 a 4 de Março.

atletismo-samuel-remedios-bate-recorde-nacional-do-heptatlo-8121

Samuel Remédios confirmou este domingo, 11 de Fevereiro, em Pombal, as expectativas criadas na primeira jornada de Campeonatos de Portugal, conseguindo 5.980 pontos e batendo por 50 pontos o recorde de Portugal do Heptatlo, que pertencia ao seu treinador, Mário Aníbal, há precisamente 18 anos.

No ExpoCentro, o atleta de São Mamede, Batalha, abriu da melhor forma, com 7.98 segundos nos 60 metros barreiras, deixando antever que estava nos Campeonatos de Portugal de pista coberta não só para conquistar o seu quarto título - foi campeão em 2014, 2015 e 2016 - mas também para reclamar o recorde de Portugal do heptatlo.

No sempre complicado salto com vara, Samuel não facilitou e voltou a ganhar pontos ao máximo nacional vigente, terminando com 5,00 metros, para terminar a competição com 2:57.33 minutos aos 1000 metros que, a par do lançamento do peso, foram as provas onde não fez melhor do que o parcial do anterior recorde.

Com este resultados, o atleta formado no Grupo Atletismo de Fátima e que este ano trocou o Benfica pela Juventude Vidigalense, de Leiria, ascende à nona posição do ranking mundial da especialidade, aumentando as possibilidades de qualificação para o Campeonato do Mundo de pista coberta, que decorre em Birmingham, na Grã-Bretanha, de 1 a 4 de Março.

“Sinto-me muito feliz, mas não acabei da melhor maneira, uma marca nos 1.000 metros na casa dos 2:48 minutos estava ao meu alcance e deixava-me como líder mundial, mas estou felicíssimo por ter batido este recorde que pertencia ao meu treinador”, referiu Samuel Remédios no final da sua prova.