Economia

Atena salva Cariano da insolvência

1 set 2021 17:16

Empresa de Leiria tem mais de 40 anos e é “referência no aluguer de gruas para montagens industriais e de torres eólicas”

atena-salva-cariano-da-insolvencia
Empresa tem 50 trabalhadores
DR

Apresentada recentemente à insolvência pela Explorer Investments, que a detinha, a Cariano vai ser recuperada pela Atena, a private equity que detém, entre outras empresas, a rede de clínicas dentárias Malo.

A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios de hoje. "A Atena Equity Partners vai viabilizar o futuro da Cariano, empresa com mais de 40 anos e que é a referência no aluguer de gruas para montagens industriais e de torres eólicas, incluindo serviços de transporte especial no mercado ibérico", avança a capital de risco, citada por aquele diário.

Esta gestora de fundos de private equity, que há uns anos comprou a Tecnifreza, a E&T e a Planitec, empresas de moldes da Marinha Grande e de Porto de Mós, adianta que se encontra "já a trabalhar num plano de reestruturação e investimento a fim de promover a viabilização da Cariano", um processo de investimento que está a ser "coordenado com a equipa de gestão da empresa, apoiando o gestor na continuidade operacional da Cariano e na apresentação de soluções de confiança para os seus clientes".

"A Cariano é uma empresa com uma história extraordinária, com competências e activos únicos em Portugal, que apresenta um importante potencial de desenvolvimento. Acreditamos muito nas pessoas e na sua resiliência. Com o sucesso da operação em curso, a Cariano e os seus colaboradores beneficiarão de uma solidez financeira reforçada e, assim, poderão pôr em prática todo o seu potencial", afirma Victor Guégués, sócio fundador da Atena, em comunicado citado pelo Jornal de Negócios.

A operação "vai permitir salvaguardar a totalidade dos postos de trabalhos e os recursos técnicos com os quais a empresa opera", garante a empresa, que emprega actualmente "meia centena de trabalhadores", adiantou fonte oficial ao Negócios.

Segundo a Atena, nos últimos cinco anos, a Cariano apresentou uma facturação anual de cerca de cinco milhões de euros, "tendo demonstrado uma forte resiliência, apesar dos desafios encontrados", enfatiza a nova dona.