Sociedade

Aqui Contigo: regressa em Setembro o projecto da SAMP que leva música aos últimos momentos de pessoas em fim de vida

31 ago 2020 14:57

Actvidades arrancam na próxima semana, com novos parceiros, que incluem o Município de Leiria, a União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e a Junta de Freguesia do Arrabal

aqui-contigo-regressa-em-setembro-o-projecto-da-samp-que-leva-musica-aos-ultimos-momentos-de-pessoas-em-fim-de-vida
Pelo amor e pela presença, o som torna-se o último colo
Joaquim Dâmaso

Pela primeira vez, ao fim de cinco anos de existência, o Aqui Contigo tem financiamento: 92.500 euros para 24 meses. O projecto de musicoterapia leva som e afecto a pessoas em fim de vida, familiares e cuidadores.

As actividades no terreno arrancam nas próximas semanas, anunciou hoje a SAMP – Sociedade Artistica Musical dos Pousos, responsável pelo projecto Aqui Contigo, agora cofinanciado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, através da iniciativa Portugal Inovação Social, que mobiliza verbas do Fundo Social Europeu.

Os parceiros do Aqui Contigo são o Centro Hospitalar de Leiria, a Câmara Municipal de Leiria, a União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e a Junta de Freguesia do Arrabal.

Em comunicado, a SAMP explica que o projecto pretende “com os familiares e cuidadores, ser facilitador do acompanhamento da família” e “ajudar durante o luto”.

Profissionais da área da música “trabalham juntos e com as famílias para contar a história sonora de cada pessoa em fase terminal, onde, através da criação de uma obra pessoal, transformam um momento íntimo e solitário num momento de unidade e comunhão, aliviando o sofrimento nos momentos finais da sua vida, ajudando a pessoa a libertar-se espiritualmente”, refere a instituição, com sede no concelho de Leiria.

Depois de vários anos baseado no voluntariado e em apoios da Fundação Caixa Agrícola de Leiria, o Aqui Contigo entra numa nova fase e prepara-se para caminhar em maior escala.