Sociedade

Apreensão de 40 quilos de droga e 60 mil euros é “das maiores operações” do Comando da PSP de Leiria

12 jan 2017 00:00

Algumas das embalagens têm a identificação CR7, símbolo do futebolista Cristiano Ronaldo.

apreensao-de-40-quilos-de-droga-e-60-mil-euros-e-das-maiores-operacoes-do-comando-da-psp-de-leiria-5741

A PSP de Leiria disse hoje que a apreensão de cerca de 40 quilos de estupefacientes e de mais de 60 mil euros no âmbito da operação Bottle é uma “das maiores operações” realizadas por este Comando Distrital.

O comissário Bruno Soares adiantou que a operação resultou de uma investigação de cerca de um ano, no âmbito do “combate ao tráfico de estupefacientes” na zona de Leiria. Este responsável acrescentou que esta apreensão, “tendo em conta a quantidade de droga e de dinheiro apreendido”, foi “uma das maiores operações realizadas pelo Comando da PSP de Leiria”.

“No âmbito de uma investigação da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Leiria realizou-se uma acção policial de combate ao tráfico de estupefacientes em localidades distrito de Leiria, sobretudo na área urbana de Leiria, e no distrito de Santarém, que contemplou a execução de 21 buscas domiciliárias”, dando cumprimento a “seis mandados de detenção fora de flagrante delito, dez em flagrante delito por tráfico de estupefacientes e posse de armas ilegais e 14 buscas em veículos”, referiu Bruno Soares aos jornalistas.

As diligências decorreram entre as 21:30 desta quarta-feira e as 11 horas de hoje, tendo sido detidas 16 pessoas: 13 homens e três mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e os 72 anos. “As detenções ocorreram maioritariamente na zona de Leiria”, acrescentou.

Entre o material apreendido, o comissário destacou a “detenção de cerca de 40 quilos de estupefaciente, nomeadamente haxixe, liamba e cocaína, cerca de 60 mil euros em numerário, cinco balanças de precisão, duas armas de fogo ilegais, entre outras armas ilegais, munições, oito viaturas, entre outros objectos”.

Bruno Soares admitiu que esta operação poderá ter posto fim a uma “pequena rede que se dedicaria ao tráfico de estupefacientes, sobretudo na zona de Leiria”, uma vez que são “um número considerável de indivíduos que se dedicavam ao tráfico de estupefacientes, com relações entre eles”.

Dadas as quantidades apreendidas, o comissário afirmou também que alguns destes suspeitos “se dedicariam a um tráfico intermédio e outros à venda direta aos consumidores”.

Um fardo, com cerca de 30 quilos, estava na posse de uma uma só pessoa, disse ainda o comissário.

“Com esta operação consideramos que conseguimos combater fortemente o tráfico de droga na zona de Leiria bem como outros crimes que estão associados ao tráfico de estupefacientes, como por exemplo, furtos, roubos ou crime de receptação”, acrescentou Bruno Soares.

Na operação, a PSP apreendeu alguns pacotes, com cerca de 20 quilos, de “produto indeterminado, que será alvo de uma análise mais detalhada”, o que leva a PSP a considerar que quem comprou terá sido enganado pelo vendedor.

Segundo Bruno Soares, as acções no terreno já terminaram, mas “ainda há uma investigação que irá continuar neste contexto”.

Algumas das embalagens têm a identificação CR7, símbolo do futebolista Cristiano Ronaldo. “É uma simbologia que estamos a analisar, mas ainda não chegámos à conclusão sobre o seu significado.”

Na operação foram empenhados cerca de 80 elementos policiais a “maior parte da estrutura de investigação e da esquadra da PSP de Leiria”, apoiada “por outras sub-unidades deste comando”.

Treze dos detidos vão ser presentes ao Tribunal Judicial de Leiria para primeiro interrogatório, tendo os outros três presos na operação sido libertados e notificados para se apresentarem no referido tribunal.