Viver

Apanhar cogumelos, desenhar plantas, provar vinhos biológicos. Museu de Leiria anuncia programação sobre Jorge Estrela

3 out 2022 09:32

A exposição Jorge Estrela – Esboço de uma Biografia dá o mote para o cartaz de actividades desenhado pelo Museu de Leiria com o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, até ao final do primeiro trimestre de 2023

apanhar-cogumelos-desenhar-plantas-provar-vinhos-biologicos-museu-de-leiria-anuncia-programacao-sobre-jorge-estrela
Zona de entrada na exposição Jorge Estrela – Esboço de uma Biografia no Museu de Leiria
Ricardo Graça

Passeios, visitas orientadas, oficinas, saídas de campo e sessões gastronómicas preenchem o cartaz de actividades anunciado pelo Museu de Leiria, em parceria com o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, para a exposição Jorge Estrela – Esboço de uma Biografia.

A programação decorre durante o próximo Outono e Inverno, até ao final do primeiro trimestre de 2023.

Autor, pintor e historiador de arte, Jorge Estrela está para sempre ligado ao Museu de Leiria pelo contributo para o estudo, restauro e classificação da colecção de pintura antiga da instituição.

Uma saída de campo em busca de cogumelos e uma oficina de ilustração científica de botânica para pais e filhos constam do programa já divulgado.

A primeira actividade acontece este sábado, 8 de Outubro, pelas 10:30 horas, com o passeio Observação das Árvores em Rodrigues Lobo dinamizado pela Oikos - Ambiente Património Leiria, mas as restantes datas ainda não são conhecidas.

“Permitirão aproveitar em todo o seu alcance a enorme riqueza da obra de Jorge Estrela e a influência que imprimiu no concelho de Leiria”, refere a nota de divulgação partilhada pelo Museu de Leiria em conjunto com o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria.

“Serão oportunidades únicas de desfrutar do seu profundo conhecimentos do património do concelho, não só, por exemplo, através do seu fascínio pela micologia, como também pela lente poética de Francisco Rodrigues Lobo – poeta maior da cidade que Jorge Estrela também enalteceu”, refere-se.

Confira a programação completa:

Passeios em família: a observação das árvores em Rodrigues Lobo; visitas orientadas: o paraíso em Leiria. Rodrigues Lobo. Jorge Estrela e o Jardim da Almuinha Grande; oficina e passeio: as plantas na escrita de Francisco Rodrigues Lobo; saída de campo: em busca dos cogumelos; visita a vinha biológica: prova de vinhos; sessão de gastronomia: cogumelos, do saber aos sabores; oficina pais e filhos: ilustração científica de botânica; oficina: formação de produção de cogumelos em casa; passeio botânico: olhar a paisagem com os olhos de Francisco Rodrigues Lobo; visitas orientadas para público escolar. O Jardim da Almuinha Grande: construir o paraíso e a paisagem; serviços educativos e visitas orientadas à exposição.

Informações: museudeleiria@cm-leiria.pt - 244 839 677 ou cia@cm-leiria.pt - 244 845 651.

* Notícia actualizada às 20:35 de 3 de Outubro para adicionar informação sobre a primeira actividade