Sociedade

Anunciado há mais de uma década, projecto da creche na IVIMA terá novidades este mês

2 fev 2022 14:55

Uma vez reformulado e aprovado pela Segurança Social, projecto será candidatado a apoios do PRR

anunciado-ha-mais-de-uma-decada-projecto-da-creche-na-ivima-tera-novidades-este-mes
Equipamento está previsto para as instalações da antiga fábrica IVIMA
arquivo JL
Daniela Franco Sousa

O projecto de construção da creche social no edifício da Ivima está a ser reformulado. E uma vez dado o parecer favorável da parte da Segurança Social sobre o mesmo, é intenção da Câmara Municipal da Marinha Grande candidatá-lo a apoios no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no próximo dia 22 de Fevereiro.

O objectivo foi revelado segunda-feira, na última reunião do executivo, por Ana Alves Monteiro, vice-presidente deste município, em resposta à vereadora Alexandra Dengucho, que questionou sobre o andamento do processo.

Recorde-se que o projecto de criação de uma creche social, com capacidade para receber 84 crianças, foi anunciado em Outubro de 2011, pelo então presidente da Câmara da Marinha Grande, Álvaro Pereira, aquando da assinatura do protocolo de doação daquelas instalações da BA Vidros ao município.

Ao JORNAL DE LEIRIA, Ana Alves Monteiro adiantou que, apesar desta reformulação do projecto, "no sentido de cumprir os requisitos da candidatura", a capacidade da creche mantém-se em relação aquilo que estava previsto inicialmente: 84 crianças.

"Propõe-se que o equipamento acolha 20 crianças dos 0 aos 12 meses, 28 crianças dos 12 aos 24 meses e 36 crianças dos 24 aos 36 meses", especifica a vereadora.

Já o valor do investimento deverá ser alterado, sendo superior aos 430 mil euros inicialmente previstos, até porque decorreu desde então um intervalo temporal significativo, justifica a autarca.