Viver

Ana Prates e Pedro Mendes: "Não tem que ser uma coisa conceptual, uma coisa estranha, para ter design"

10 set 2017 00:00

Primeira edição do Leiria Design foca no produto e acontece no antigo edifício da EDP na Rua de Tomar.

ana-prates-e-pedro-mendes-nao-tem-que-ser-uma-coisa-conceptual-uma-coisa-estranha-para-ter-design-7102

Os designers ainda são aquelas pessoas que os empresários das PME tentam descartar sempre que possível?
Ana Prates – Acho que cada vez mais os empresários começam a ter a noção que os designers são uma mais-valia na empresa e no desenvolvimento de produto.
Pedro Mendes – Este é um evento de design e engenharia de produto, duas áreas complementares. E o que pretendemos mostrar é que vale a pena as empresas apostarem, porque estão a criar produto de valor acrescentado e é bom para a sustentabilidade de uma série de factores: do know-how, do saber tradicional, do saber tecnológico.

A indústria da região tem sabido incorporar o design para se afirmar junto dos clientes e dos mercados internacionais?
Pedro Mendes – Sim. Muitas vezes as empresas são meramente produtoras, mas precisam de pessoal especializado, ao nível da engenharia e do design, para compreender o projecto e conseguir materializá-lo. É o mais vulgar. Depois há outras empresas com produto próprio, com design próprio, engenharia, processos, tecnologia, que começam a afirmar-se no mercado.
Ana Prates – E percebem que o design acaba por ser uma peça importante. 
Pedro Mendes – E mais do que isso, começam a aparecer novos criativos que se lançam no mercado com produto exclusivo deles. É um registo mais independente, de que temos cá também alguns exemplos.
Ana Prates – Queremos também levar o público a perceber que muitas vezes tem já uma peça de design em casa sem o saber. Não tem que ser uma coisa conceptual, uma coisa estranha, para ter design. 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ