Sociedade

Fundação José Neves paga mestrados e pós-graduações a 27 alunos do Politécnico de Leiria

23 out 2023 13:26

Investimento só é reembolsado quando o estudante atingir as condições previamente estabelecidas para o fazer de forma sustentada

fundacao-jose-neves-paga-mestrados-e-pos-graduacoes-a-27-alunos-do-politecnico-de-leiria
O ISA FJN é um programa de bolsas reembolsáveis baseado no modelo de acordo de partilha de rendimentos
Ricardo Graça

O Politécnico de Leiria tem 27 vagas disponíveis para bolsas reembolsáveis da Fundação José Neves (FJN) para cinco mestrados e pós-graduações.

O programa ISA FJN, que conta com a parceria da Fundação Galp, assume o pagamento integral da propina dos jovens e "esse investimento só é reembolsado quando o estudante atingir as condições previamente estabelecidas para o fazer de forma sustentada", refere uma nota de imprensa do FJN.

Dirigido aos estudantes e também a todos aqueles que já estão no mercado de trabalho, os interessados em concorrer às bolsas devem formalizar a sua candidatura até 31 de Dezembro em https://joseneves.org/pt/isa.

Cibersegurança e Informática Forense, Design de Produto, Engenharia Informática - Computação Móvel, Finanças Empresariais são os mestrados com apoio, assim como a pós-graduação em 6 Sigma ao Nível de Black Belt.

“O ISA FJN é um programa de apoio para todos os portugueses que pretendam investir na sua educação, independentemente da situação pessoal, profissional ou capacidade financeira. A sua ambição é democratizar o acesso à educação e a nossa ampla rede de parceiros permite usufruir das bolsas em praticamente todo o País", adianta Carlos Oliveira, presidente Executivo da Fundação José Neves, citado na nota de imprensa.

Segundo aquele responsável, "já foram investidos três milhões de euros no pagamento de propinas, mas temos ainda muito caminho para fazer". "O mundo está a mudar rapidamente, as competências procuradas também e os portugueses precisam de preparar hoje o futuro”, acrescenta.

O ISA FJN é um programa de bolsas reembolsáveis baseado no modelo de acordo de partilha de rendimentos (Income ShareAgreement). Tem como objectivo apoiar os portugueses no acesso aos cursos e formações que lhes permitam adquirir as competências para os empregos do futuro, através do pagamento integral da propina, explica o comunicado.

O programa facilita o acesso dos portugueses a cursos e formações onde existe uma grande necessidade de talento. "Uma avaliação efectuada no início de Setembro em parceria com o Economics of Education Knowledge Center da NOVA SBE, a taxa de empregabilidade entre os 284 bolseiros que já terminaram os respectivos cursos ou formações situava-se nos 87% e a sua remuneração média havia beneficiado de um aumento superior a 20%", lê-se no comunicado.

Esta medida "permitiu que 77% dos bolseiros se encontrem a reembolsar o seu ISA FJN, o que só é possível por terem superado o valor salarial previamente contratualizado".

Lançado há três anos, o programa já permitiu a mais de 400 pessoas aumentarem ou requalificarem as suas competências".

Entre universidades, institutos politécnicos e diversas escolas de formação prática e intensiva, são já 411 os cursos elegíveis e 39 as instituições de ensino parceiras do ISA FJN.

As candidaturas estão disponíveis em https://joseneves.org/isa  e são acessíveis a qualquer pessoa, bastando ser maior de idade e ter residência fiscal e cartão de cidadão português.