Sociedade

Alunos da Marinha Grande criam bateria solar fotossintética

11 abr 2016 00:00

Jovens da Escola Secundária Pinhal do Rei construiram uma bateria cuja fonte principal de energia é o sol

alunos-da-marinha-grande-criam-bateria-solar-fotossintetica-3714

Um grupo de alunos do 8.º ano da Escola Secundária Pinhal do Rei, na Marinha Grande, conseguiu, “pela primeira vez na história da humanidade, construir uma bateria solar de 12 Volts, que utiliza o Sol como fonte principal de energia”, adianta o professor que coordena o projecto, Hamilton Correia.  

Segundo o docente de Biologia, graças a uma “tecnologia inovadora” que desenvolveram, e “inspirados na fotossíntese natural”, os jovens 'cientistas' criaram uma bateria constituída por oito pilhas solares em série.

Cada pilha possui três camadas de material orgânico atravessadas por dois condutores metálicos.  No centro de cada pilha existe um composto constituído por várias biomoléculas fotoactivas que absorvem diferentes comprimentos de onda do espectro solar. 

O primeiro protótipo gera 12 Volts de tensão e fornece energia suficiente para acender uma pequena lâmpada, explica Hamilton Correia. 

Esta descoberta surge na sequência de um projecto de ciência desenvolvido na escola chamado de CSP3, que tem como objectivo principal “desenvolver uma tecnologia solar mais eficiente e limpa que a actual”.

EVENTOS