Economia

Alojamentos e restaurantes com taxas de ocupação de 100%

31 dez 2022 09:00

Sem restrições devido à pandemia, unidades da região de Leiria estão a registar um regresso em massa do público aos programas de passagem de ano

alojamentos-e-restaurantes-com-taxas-de-ocupacao-de-100percent
Jantar de final de ano no Ohai, na Nazaré, já tem lotação esgotada
DR
Daniela Franco Sousa

Nas praias e nas cidades, nos hotéis, nas quintas e nos restaurantes da região, são muitas as unidades que este ano registam taxas de ocupação a 100% nos seus programas de réveillon. É o desejo de voltar a celebrar o ano novo com família e amigos fora de casa, depois de anos marcados pelas restrições associadas à pandemia de Covid-19.

“Estamos lotados”, conta Serafim Silva, responsável pelo Grupo Miramar, da Nazaré. No total, estão já reservadas 117 unidades de alojamento dos dois hotéis do grupo, especifica o empresário. “Cerca de 90% das reservas são de clientes repetidos, que já costumavam passar connosco, que não puderam vir durante a pandemia, e que agora voltam. Se mais quartos tivéssemos, mais clientes teríamos”, expõe Serafim Silva.

“Regressam pelo nosso serviço, sem desvalorizar o nome da Nazaré, em termos nacionais e internacionais”, nota o empresário.

Com lotação a 100% está também a Quinta do Paul. Fernando Cardoso, responsável pelo espaço localizado na Ortigosa, em Leiria, recorda que no ano passado, a festa de réveillon ficou-se por uma taxa de ocupação de 20%, “porque a pandemia ainda deixava as pessoas receosas”.

Já este ano, estão de volta as famílias e os grupos de amigos, do concelho e de fora, que escolhem a Quinta do Paul para “jantar, usufruir de momentos de animação e ceia”.

“Juntamos cerca de 500 pessoas nesta noite, que para nós sempre foi uma aposta forte”, precisa Fernando Cardoso.

No concelho de Peniche, também a Marlin Houses conta com taxa de ocupação a 100%. “Metade são estrangeiros, outra metade são portugueses, algum deles já clientes habituais”, conta Inês Caiado, proprietária de cinco casas (quatro das quais localizadas num empreendimento em Ferrel e outra situada no Baleal).

Na Marlin Houses nem mesmo o período de pandemia fez decrescer a procura por este alojamento, sendo que se nota agora no público uma vontade acrescida de celebrar com família e amigos ao ar livre, na praia e no jardim, constata a empresária.

Hugo Gaspar, administrador do Your Hotel & Spa de Alcobaça, também regista uma taxa de ocupação de cerca de 90% nos 62 quartos que compõem a unidade, que este ano aposta num pack premium, para dois dias, que inclui jantar de gala, ceia, animação, massagens, brunch de ano novo, entre outras possibilidades. A escolha do público, em boa parte vindo da região de Lisboa, deve-se à proximidade a Alcobaça, ao conceito intimista do hotel, um serviço de jantar de gala que já é reconhecido, bem como à animação proposta pela unidade, salienta Hugo Gaspar.

Já no Ohai Nazaré Resort, a taxa de ocupação até à passada sexta-feira era de 50%. Mas, atendendo aos números registados em 2021, a gerência estima que até 31 de Dezembro a lotação atinja os 75% a 80%, num universo total de 158 alojamentos disponibilizados (96 bungalows, 32 glampings e 30 parcelas). Esgotado está já o jantar de final de ano no Ohai, com capacidade para 160 pessoas, que congrega jantar buffet com bebidas incluídas, seguido de bar aberto com DJ até às duas da manhã.

Reservas até ao último momento

No restaurante Meraki, na Praia Velha, em São Pedro de Moel, uma semana antes do final do ano, já a noite de réveillon está com reservas na ordem dos 50%, adianta Rita Neto, sócia-gerente. E as perspectivas são boas já que, a avaliar pelo que sucedeu no ano passado, grande parte dos clientes adia as reservas para os últimos dias. "Todos os anos temos tido o restaurante lotado, sobretudo com pessoas da região", observa a empresária. As propostas do Meraki passam por "um menu de degustação de oito pratos, em ambiente tranquilo e familiar, com fogo de artifício à meia-noite", refere Rita Neto.