Viver

AlóédaVieira faz regressar Carnaval da Vieira de Leiria 20 anos depois

1 mar 2019 00:00

Com 500 participantes e dezenas de carros alegóricos.

aloedavieira-faz-regressar-carnaval-da-vieira-de-leiria-20-anos-depois-9952
Jacinto Silva Duro

Vinte anos depois, o carnaval regressa ao centro da Vieira de Leiria, uma freguesia da Marinha Grande, com a participação de mais de 500 pessoas e dezenas de carros alegóricos, disse à agência Lusa um dos organizadores.

A iniciativa partiu da recém-constituída Associação "AlóédaVieira", com o objetivo de retomar esta tradição no concelho da Marinha Grande, distrito de Leiria, nomeadamente naquela freguesia.

"Somos oito elementos naturais da Vieira e o Carnaval sempre foi uma festividade com tradição, mas que desapareceu nos últimos anos. Quisemos organizar de novo o Carnaval e ficámos surpreendidos com a adesão", revelou Rui Botas, da organização.

Sob o tema Quem fomos, Botas adiantou que está já garantida a participação de "quase 600 pessoas" e de 20 carros alegóricos. "Este são os números de inscritos, mas esperamos muito mais ainda”, explicou.

O dirigente da associação contou que o grupo de amigos quis retomar a realização dos bailes e dos desfiles de Carnaval. "Desafiámos todas as associações e coletividades da freguesia e ficámos surpreendidos com a adesão de toda a gente, assim como dos empresários e comércio local", disse.

Foram obrigados a constituir-se como associação para obterem apoio financeiro da Câmara Municipal da Marinha Grande e, de um pequeno evento, a iniciativa ganhou escala.

Entre os dias 2 e 5 de Março, a programação contempla dois bailes e dois desfiles no centro da vila. No sábado e na segunda-feira, um pavilhão localizado na Área Industrial de Vieira de Leiria será o palco de dois bailes carnavalescos.

Os desfiles decorrem no domingo, dia 3, e na terça-feira, dia 5, no centro da vila, junto ao Largo da República. As inscrições individuais ou para grupos são gratuitas e estão abertas até ao dia 1, podendo ser feitas através da página de Facebook Carnaval Vieira 2019 ou em estabelecimentos comerciais da vila.

Rui Botas informou também que o tema escolhido foi precisamente um retorno ao passado. "Quem fomos permite recriar o que já foi o Carnaval da Vieira. Temos um grupo que vai vestido exactamente da mesma forma e com os mesmos fatos que utilizou há 20 anos", referiu.

Agência Lusa/JORNAL DE LEIRIA