Sociedade

Águas junto à foz do rio Lis na Marinha Grande são impróprias para banhos

7 ago 2018 00:00

O Município da Marinha Grande alerta que as águas junto à foz do rio Lis, em Vieira de Leiria, e do Ribeiro de São Pedro, em São Pedro de Moel, são impróprias para banhos.

aguas-junto-a-foz-do-rio-lis-na-marinha-grande-sao-improprias-para-banhos-9059

Na sequência de uma comunicação da Unidade de Saúde Pública (USP) à Câmara Municipal da Marinha Grande, a autarquia apela à população para não utilizar essas duas zonas para banhos.

Embora os locais em referência não estejam considerados como zona balnear identificada, o Município adianta, numa nota de imprensa, que estas águas são frequentadas por muitos banhistas e veraneantes, “pelo que se justifica uma atenção especial, no que respeita às condições de segurança, salubridade e qualidade da água”.

No comunicado, a autarquia informa que está a acompanhar a situação e irá promover a monitorização sistemática da qualidade das águas do rio Lis e do ribeiro de São Pedro, nomeadamente, através da realização de análises periódicas, por forma a precaver qualquer situação que possa colocar em causa a saúde pública.

A autarquia aconselha a população e turistas a utilizar as praias balneares de Vieira de Leiria, Pedras Negras, Praia Velha e São Pedro de Moel, por terem “vigilância, acessibilidades e controlo da qualidade da água”.

De entre as praias balneares do concelho, a Praia da Vieira e São Pedro de Moel foram distinguidas como praias acessíveis pela respetiva Administração da Região Hidrográfica, por estarem dotadas das condições necessárias para que os cidadãos com mobilidade condicionada possam aceder aos areais e, sempre que possível, também à água, refere o Município São Pedro de Moel, Pedras Negras e Praia Velha foram, mais uma vez, classificadas como “Praia com Qualidade de Ouro", pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, que anualmente distingue as praias costeiras e fluviais com melhor qualidade da água.

Já as praias Vieira Norte (a norte da foz do rio Lis), Samouco, Concha, Valeiras e Água de Madeiros (na área situada no concelho da Marinha Grande) são desaconselhadas para utilização, por não serem consideradas como águas balneares, pela Agência Portuguesa do Ambiente.