Saúde

Água das termas de Monte Real e de Caldas da Rainha eficazes no combate ao acne

7 jan 2020 12:42

Segundo estudo das Universidades da Beira Interior e de Coimbra, águas termais do Centro contêm propriedades úteis na profilaxia das doenças da pele

agua-das-termas-de-monte-real-e-de-caldas-da-rainha-eficazes-no-combate-ao-acne
Termas de Caldas da Rainha (foto) e Monte Real indicadas para doenças da pele
Câmara Municipal de Caldas da Rainha

Caldas da Rainha e Monte Real são duas das estâncias termais que integram o projecto Termas Centro e que foram alvo de um estudo sobre termalismo, com o patrocínio da Associação das Termas de Portugal - Delegação Centro. 

Investigação analisou os efeitos das águas minerais de 16 estâncias termais da região Centro, face às principais bactérias e fungos que afectam a pele, tendo sido publicada na Environmental Geochemistry and Health, revista de referência na área da Geoquímica e Saúde Ambiental.

Intitulado Chemical Signature and Antimicrobial Activity of Central Portuguese Natural Mineral Waters Against Selected Skin Pathogens, foi conduzido por uma equipa de investigadores da Universidade da Beira Interior e da Universidade de Coimbra: Ana Sofia Oliveira, Cátia Vicente Vaz, Ana Silva, Sandra Saraiva Ferreira, Sara Correia, Raquel Ferreira, Luiza Breitenfeld, José Martinez-de-Oliveira, Rita Palmeira-de-Oliveira, Cláudia Pereira, Maria Teresa Cruz e Ana Palmeira-de-Oliveira. 

Ana Palmeira-de-Oliveira, coordenadora da investigação na Universidade da Beira Interior, afirma que o estudo confirma o potencial que já se reconhecia às águas minerais naturais da região Centro.

“As águas minerais naturais são procuradas para o tratamento ou suporte de doenças do foro dermatológico, como dermatites ou psoríase, entre outras. Em Portugal, a informação científica de suporte à sua aplicação clínica em doenças do foro dermatológico é escassa, quando comparada com outros países. Este estudo apresentou-se assim como uma proposta pioneira a nível nacional para investigar a bioactividade das águas minerais naturais portuguesas, validando a sua acção preventiva e/ou terapêutica”.

A investigação abre a porta a outras aplicações das águas, refere a Associação das Termas de Portugal - Delegação Centro, em comunicado. “Este projecto permitiu-nos avaliar in vitro a bioactividade das diferentes águas termais da região Centro, agrupadas por perfis químicos semelhantes. Com esta informação, as estâncias termais poderão posteriormente desenvolver novos produtos, como cosméticos ou dispositivos médicos, detentores de elevado valor acrescentado”, explica a mesma investigadora.

Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro, sublinha que "estudos científicos como este, são fundamentais no caminho da consolidação das estâncias termais como centros preferenciais para quem procura tratamentos de saúde personalizados".

Conclusões
Os investigadores analisaram os efeitos do contacto entre as águas minerais naturais das termas da região Centro e seis estirpes de bactérias e fungos que colonizam a pele humana.

Os resultados obtidos demonstraram que os diferentes microrganismos apresentaram comportamentos distintos quando expostos às águas minerais naturais, e que os mesmos microrganismos reagiram também de forma diferente perante águas minerais de estâncias termais diferentes.

O caso mais evidente de eficácia das águas minerais da região Centro aconteceu perante a bactéria Cutibacterium acnes, que está associada a grande parte dos casos de acne.

As águas minerais da região Centro analisadas fizeram diminuir o crescimento desta bactéria, com especial eficácia das águas sulfúreas/bicarbonatadas/sódicas, em que o crescimento diminuiu entre 20% e 65%.

Mas houve outros resultados significativos. A bactéria Staphylococcus epidermidis, por exemplo, registou uma diminuição de 10 a 35% em quase todas as águas de base sulfúrea e/ou sódica estudadas.

Em relação à bactéria patogénica Escherichia coli, muitas das águas minerais analisadas também fizeram diminuir o crescimento bacteriano, enquanto o crescimento do fungo Candida albicans, responsável pela infecção candidíase, sofreu diminuição em cinco das águas minerais analisadas.

A Associação das Termas de Portugal - Delegação Centro é um projecto cofinanciado pelos programas operacionais Centro 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos).

As águas estudadas pertencem a todas as unidades da Termas Centro: Termas de Alcafache, Termas de Almeida – Fonte Santa, Termas de Águas – Penamacor, Caldas da Felgueira, Caldas da Rainha, Termas do Carvalhal, Termas da Curia, Termas do Cró, Termas da Ladeira de Envendos, Termas de Longroiva, Termas de Luso, Termas de Manteigas, Termas de Monfortinho, Termas de Monte Real, Termas de Sangemil, Termas de S. Pedro do Sul, Termas de Unhais da Serra e Termas de Vale da Mó.