Sociedade

Agroal ganha bandeira azul

7 mai 2017 00:00

Praia fluvial de Ourém vai hastear galardão pela primeira vez.

agroal-ganha-bandeira-azul-6405

A praia fluvial do Agroal, em Ourém, vai hastear este ano, pela primeira vez, a bandeira azul, um galardão que distingue as estâncias balneares pela qualidade das suas águas e pelos equipamentos e serviços disponibilizados. No total, a região contará, em 2017, com 15 bandeiras, mais uma do que no ano passado, precisamente o Agroal.

Para o presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, esta classificação é “motivo de orgulho”, porque “reconhece o esforço do município na preservação da qualidade da água, na gestão de equipamentos de segurança e serviços, bem como na divulgação e promoção da informação e educação ambiental”.

Outra das novidades este ano é o alargamento da área com bandeira azul na praia do Pedrógão, que se estende também à zona norte do areal. Além da zona central da praia, este ano o espaço da bandeira azul estende-se por mais 350 metros, na zona do Casal Ventoso.

"Pretendemos melhorar a cada ano que passa de modo a ter uma praia mais sustentável  e acessível a todos", destaca o vereador do Ambiente na Câmara Municipal de Leiria, Ricardo Santos, em comunicado.

Tal como em anos anteriores, Peniche continua a ser o concelho da região com maior número de bandeiras azuis, com um total de sete: Baleal Norte, Baleal Sul (a praia do distrito que mais vezes foi distinguida), Cova da Alfarroba, Gambôa, São Bernardino, Medão-Supertubos e Consolação. Além destas estâncias, mantêm o galardão de qualidade as praias de Osso da Baleia (Pombal), Pedrógão (Leiria), Paredes de Vitória e São Martinho do Porto (Alcobaça), Nazaré, Foz do Arelho-Lagoa e Foz do Arelho-Praia do Mar (Caldas da Rainha).

A Marinha Grande não regista qualquer bandeira, porque, à semelhança de anos anteriores, o município não apresentou candidatura por discordar dos critérios de atribuição. A nível nacional, foi estabelecido um novo recorde, com a atribuição do galardão a 320 praias (mais seis do que em 2016).