Economia

Agricultores de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha e Óbidos participam em marcha lenta na Nacional 8

14 fev 2024 16:28

Para alertar todos os partidos políticos para os problemas do sector

agricultores-de-alcobaca-bombarral-caldas-da-rainha-e-obidos-participam-em-marcha-lenta-na-nacional-8
"Ministra da Agricultura nunca existiu e nunca quis saber de nós"
Fotografia: Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

Os agricultores da região Oeste vão, amanhã, quinta-feira, dia 15, concentrar-se no Bombarral e seguir em marcha lenta pela Estrada Nacional 8 (EN8) até Caldas da Rainha para protestarem contra os problemas no sector.

A iniciativa será organizada pelo Movimento Cívico de Agricultores da Região Oeste.

“Com o protesto, os agricultores querem “pressionar todos os partidos políticos para porem na agenda da campanha eleitoral [para as eleições legislativas de 10 de Março] como pensam resolver os problemas da agricultura e, quem possa vir a ganhar as eleições, para olhar de outra maneira para a agricultura, que comece a pensar que temos de ter um Ministério da Agricultura bastante forte para que defenda a agricultura cá dentro e na Europa.”

José Marcelino, do movimento, adianta que, “neste momento", os agricultores não irão pedir nada ao actual Governo e à ministra da Agricultura.

"Porque ela Agricultores de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha e Óbidos participam em em marcha lenta pela Estrada Nacional 8 (EN8). Para alertar todos os partidos políticos para os problemas do sector e, como está de saída, não faz sentido reunirmo-nos com ela”, esclareceu, quando questionado se iriam reunir-se com Maria do Céu Antunes.

Entre os principais problemas do sector, o movimento destaca a desigualdade das regras de controlo rigoroso da qualidade dos produtos agrícolas importados exigidos aos produtores portugueses.

“Não podemos estar a receber produtos que vêm fora da Europa com pesticidas que não usamos há muitos anos e, se queremos o bem do consumidor, as regras têm de ser as mesmas”, disse.

A “diferença muito grande” de preços entre o produtor e o consumidor, os elevados custos do gasóleo verde e da electricidade verde, a carga fiscal e a demora na execução de infraestruturas para retenção e regadio agrícola são outros dos problemas, para os quais pretendem medidas.

“Não podemos deixar a água ir toda para o mar [quando chove] e não a aproveitarmos. Tem de haver investimento para não se passar o mesmo que está a acontecer no Algarve”, salientou.

Os agricultores vão concentrar-se pelas 7:30 horas de quinta-feira, no Bombarral, donde partem, em marcha lenta, pela EN8, em direcção a Óbidos, parando junto à Igreja de Nossa Senhora da Pedra, para ali se juntarem mais agricultores.

Continuarão pela EN8 até Caldas da Rainha, onde têm prevista uma paragem no largo da feira, por cima da unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste, e circulação pelo centro da cidade, com passagem em frente à delegação do Oeste da Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo.

Deverão integrar a marcha lenta máquinas agrícolas e veículos de agricultores dos concelhos de Torres Vedras, Cadaval, Lourinhã, Bombarral, Óbidos, Alcobaça e Caldas da Rainha.