Economia

Agenda Drivolution e fábricas do futuro “desenhadas” na região

22 nov 2025 15:30

São várias as empresas e centros de saber do distrito de Leiria envolvidos nesta agenda voltada para a indústria automóvel

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Daniela Franco Sousa

As empresas Edilásio Carreira da Silva e Iber-Oleff (do Grupo Iberomoldes, da Marinha Grande), bem como a InovaTools (Marinha Grande), também o Instituto Politécnico de Leiria e o Centimfe - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (Marinha Grande) fazem parte da Drivolution, agenda que une várias indústrias e centros de saber de todo o País, e que pretende criar “fábricas do futuro”, capazes de responder aos desafios subjacentes à transição energética e à transformação digital no sector automóvel, permitindo criar um crescimento inteligente, sustentável, inclusivo e resiliente.

Drivolution é uma iniciativa voltada para a indústria automóvel, que desenvolve um conjunto de acções para desenvolver novos produtos, processos ou serviços e que actua em pilares estratégicos para o sector: Digitalização; Indústria 5.0, Segurança e Ergonomia, Materiais, Capacitação especializada e digital.

Esta visão estratégica visa acelerar a transição digital da indústria, fortalecendo a sua competitividade no mercado global.

Rui Tocha, director-geral do Centimfe, explica que em causa está uma agenda mobilizadora no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência [investimento superior a 50 milhões de euros], para o sector automóvel, que, após algumas vicissitudes no seu início, acabou por arrancar este ano. “Nós apoiamos a indústria, processos de automação, sustentabilidade, actividades de investigação integradas em grupos de trabalho, para desenvolver solução para a indústria automóvel, com base nos conhecimentos que temos”, explica o director-geral.

“O projecto apresenta uma boa taxa de execução e os parceiros estão a fazer de tudo para alcançar os objectivos traçados”, acrescenta Rui Tocha. “O que realmente importa é usar tecnologias avançadas com aplicação à industria, para melhorar a competitividade e obter produtos e componentes diferenciados na indústria automóvel”, sintetiza o responsável. E no âmbito deste projecto, “com a Autoeuropa, estamos a fazer algumas soluções na área do fabrico aditivo metálico, e a trabalhar em simulações, que têm a ver com optimização de processos”, especifica ainda.