Viver

A partir de dia 9 há festival de curtas em Leiria

3 jan 2020 15:00

Atlas Hostel recebe o Shortcutz Leiria

a-partir-de-dia-9-ha-festival-de-curtas-em-leiria
O Grande Monteleone é o filme convidado no dia 23 de Janeiro
DR
Jacinto Silva Duro

O Shortcutz Leiria arranca, na quinta-feira, dia 9, às 22 horas, com o objectivo trazer duas vezes por mês uma selecção de curtas portuguesas de autores em ascensão.

Em cada sessão, que acontecerá, com entrada livre, no Atlas Hostel, serão apresentados, na primeira parte, dois filmes em modo competição, e a segunda parte será reservada para programação convidada.

“Nesta primeira sessão, convidamos a artista Sandrine Cordeiro, também membro do júri de competição, a apresentar o seu filme Estereoscopia, onde cria um paralelismo entre a relação entre uma mulher e um rapaz e o espaço envolvente, a imagem e o cinema”, adianta Rui Pereira, promotor do Shortcutz Leiria.

Na segunda sessão, no dia 23, a equipa do Shortcutz Lisboa virá até Leiria para estar à conversa com o público e falar sobre o projecto Shortcutz Network e o seu impacto nos circuitos culturais a nível local.

“Trazem consigo O Grande Monteleone, o filme mais premiado no Shortcutz Lisboa”, anuncia Rui Pereira. Embora este festival dê espaço à Competição esta acontece em ambiente informal, com propostas de obras de perfil académico e produção completamente independente, realizadas por criativos que dominem a linguagem cinematográfica.

O Grande Monteleone
No dia 23, O Grande Monteleone, de João Leitão, o realizador que nos deu Capitão Falcão, filme sobre o primeiro super-herói fascista português, e que assinou com Filipe Melo a série de televisão Mundo Catita, onde o vocalista da banda Irmãos Catita, Manuel João Vieira, faz de si mesmo, será a película convidada. José Pinto dá vida ao velho palhaço Monteleone que vive sozinho numa casa cheia de relíquias da sua vida passada no circo. Há anos que não veste o seu fato de palhaço, mas agora tem uma boa razão para o fazer. Hoje, vai usar a sua antiga maquilhagem uma última vez. O Grande Monteleone foi, até hoje, o filme mais premiado no Shortcutz Lisboa

O espaço é dedicado à divulgação de curtas-metragens portuguesas ou que abordem um tema nacional ou onde haja o contributo de alg

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ