Viver

A escritora mais lida do Brasil, Geoff Dyer, João Tordo e um novo livro da Paper View nos primeiros dois dias do Folio em Óbidos

11 out 2023 11:04

Carla Madeira vai conversar sobre o tema “Amor” durante a oitava edição do festival, que começa esta quinta-feira

a-escritora-mais-lida-do-brasil-geoff-dyer-joao-tordo-e-um-novo-livro-da-paper-view-nos-primeiros-dois-dias-do-folio-em-obidos
A autora de “Tudo É Rio”, “A Natureza da Mordida” e “Véspera”
DR

A inauguração oficial está agendada para esta tarde, às 16:30 horas, na Tenda Vila Literária.

Este ano, o Festival Literário Internacional de Óbidos decorre de 12 a 22 de Outubro com mais de 600 autores e criadores convidados, entre eles, Carla Madeira, a escritora mais lida do Brasil em 2021 e 2022, só atrás do baiano Itamar Vieira Júnior.

Nos primeiros dois dias, o Folio oferece mais de 30 eventos, destacando-se, já hoje, pelas 17:15 horas, a inauguração da Casa Abysmo, com apresentação da programação do espaço livreiro e abertura da exposição Ynteyro Yncompleto, que reúne ilustrações de Nuno Saraiva.

Meia hora mais tarde, no mesmo local, tem lugar a conversa “Draw: Com que risco se desenha?”, que junta André Carrilho, Cristina Sampaio e Carlos Querido, com moderação de Jorge Silva.

O primeiro concerto no Palco Inatel começa às 22 horas e é protagonizado pelo fadista Marco Rodrigues.

Amanhã, decorrem as primeiras mesas da edição de 2023 do Folio, na Tenda Vila Literária: às 18 horas, o ficcionista e ensaísta inglês Geoff Dyer e o escritor João Tordo vão falar sobre o tema “Fim”; depois das 21 horas, Carla Madeira conversa com a jornalista e romancista argentina Mariana Enríquez acerca do “Amor”.

Também esta sexta-feira, 13 de Outubro, a editora Paper View, de Leiria, apresenta no Festival Literário Internacional de Óbidos um novo livro, com o título Exorcismos de Estilo, de José Anjos e Mantraste, num lançamento, marcado para a Casa Abysmo, com a participação dos autores e do editor Sal Nunkachov. A sessão inclui concerto de Favola da Medusa, com Filipe Homem Fonseca (theremin e ancinho), Miguel Martins (percussões e gatinhos), Ana Água (voz) e José Anjos (defeitos).

Pelas 20 horas, no Literary Man Óbidos, o mentor e dinamizador do Folio, José Pinho, que morreu em Maio, inspira a conversa “E agora, José? – A Ideia da Vila Literária”, com Telmo Faria, Mafalda Milhões, Vasco Coutinho e Nuno Artur Silva.

Duas horas mais tarde, no Palco Inatel, tem início o concerto de Amélia Muge.

Ao longo de 11 dias, a organização anuncia a presença de 603 autores e criadores e a realização de 241 iniciativas, que abrangem 108 conversas e tertúlias, 40 apresentações e lançamentos de livros, 40 espectáculos e concertos, 21 exposições, 18 sessões de leitura e poesia e 14 mesas de autores. Este ano, “Risco” é o tema do festival.