Viver

A cantaria e a calcetaria homenageadas com Memorial ao Bodo

18 jun 2021 15:54

Memorial simboliza o secular bolo que era distribuído pela população aquando das tradicionais festas

a-cantaria-e-a-calcetaria-homenageada-com-memorial-ao-bodo
Localidade de Abiul celebra duas artes ancestrais em risco de se perderem
Junta de Freguesia de Abiul

A cantaria e calcetaria vão ser valorizadas através de um Memorial ao Bodo, realizado pela Tertúlia Berço da Tauromaquia, no âmbito do projecto Territórios de Pedra.

A inauguração da peça acontecerá no domingo, dia 20, pelas 10 horas, em Abiul, no concelho de Pombal.

Segundo o coordenador das intervenções artísticas que promovem a valorização da cantaria e calcetaria, Fernando Freire, professor de escultura com origens no território e coordenador das intervenções artísticas que promovem este património, "o memorial simboliza o secular bolo que era distribuído pela população aquando das tradicionais festas do Bodo".

"Procurámos criar peças que contam a história local e que se adequem ao espaço escolhido para a intervenção”, refere.

O mesmo acontecerá relativamente às obras que estão a ser construídas em parceria com as populações de cada terra dos três municípios associados. Recorde-se o Territórios de Pedra foi lançado este ano pelos municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal. 

Para a execução da obra, explica Fernando Freire, recorreu-se "à arte e ao saber fazer secular dos artistas locais, quer na área da cantaria, quer na área da calcetaria. Artes que, no século passado, tiveram um importante papel no desenvolvimento socioeconómico dos Territórios de Pedra”.