Viver

5ª Punkada: single de estreia e concerto agendado em Leiria

8 dez 2021 13:39

Nas gravações na Quinta da Conraria (espaço da APCC onde a banda costuma ensaiar) participaram o produtor Rui Gaspar (músico dos First Breath After Coma, de Leiria), a compositora e cantora Surma (também de Leiria) e Victor Torpedo (guitarrista e fundador dos Parkinsons, de Coimbra)

O álbum Somos Punks ou Não?, editado pela Omnichord, será lançado em formato físico e digital a 23 de Dezembro, com concerto no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Blues da Quinta, disponibilizado esta semana, é o single que antecipa o disco de estreia dos 5ª Punkada, grupo criado em 1993 na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e composto por duas pessoas com deficiência mental e outras duas com paralisia cerebral.

Nas gravações na Quinta da Conraria (espaço da APCC onde a banda costuma ensaiar) participaram o produtor Rui Gaspar (músico dos First Breath After Coma, de Leiria), a compositora e cantora Surma (também de Leiria) e Victor Torpedo (guitarrista e fundador dos Parkinsons, de Coimbra), além do musicoterapeuta Paulo Jacob, da APCC, que também integra os 5ª Punkada.

Recorrendo a instrumentos convencionais e outros adaptados, os 5ª Punkada compõem e interpretam temas originais e são constituídos por Fausto Sousa (voz), o único membro da formação original, Fátima Pinho (teclas), Jorge Maleiro (guitarra) e Miguel Duarte (bateria).

“Todos nós temos dificuldades, as deles são apenas um pouco mais acentuadas mas não há nada que a música não esbata. E os elementos dos 5ª Punkada têm muitas diferenças e muitas especificidades, a começar por uma diferença etária de mais de 20 anos (dos 22 do baterista Miguel aos 56 da teclista Fátima) mas, quando se juntam horas a fio na sala de ensaio sentem-se iguais. Iguais entre eles e perante todos”, refere uma nota divulgada pela Omnichord.

Desde 1993, os 5ª Punkada somam mais de 300 concertos em Espanha, Itália, França, Bélgica, Alemanha, Grécia e Finlândia, além de Portugal.