Covid-19

"13 de Outubro" em Fátima vai ser realizado apenas com seis mil pessoas

8 out 2020 14:42

Peregrinação acontece nos dias 12 e 13

Clique em cima para ver o vídeo

Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, emitiu hoje, uma mensagem onde apesar da “mágoa e tristeza” pelo facto de o Recinto de Oração não poder acolher mais do que seis mil pessoas na última peregrinação aniversária do ano, o responsável exorta os peregrinos a irem a Fátima noutras datas.

O padre pediu compreensão aos peregrinos que não possam estar presentes na Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de Outubro, deixando o apelo a que se associem às celebrações a partir de casa.

O reitor também pediu responsabilidade no cumprimento das normas de segurança da distância física do uso da máscara e do respeito pelas indicações dos acolhedores a quem vai estar presente.

“No Santuário, a preocupação pela saúde dos peregrinos e de quantos aqui trabalham é sempre prioritária e tem de o ser também num momento festivo como este.” Carlos Cabecinhas pediu ainda "aos que vierem e não conseguirem entrar", nos dias 12 e 13, que evitem aglomerar-se nas zonas limítrofes do Santuário.

Na semana passada, o bispo de Leiria-Fátima, cardeal D. António Marto, pediu aos peregrinos “fé e responsabilidade cívica” para aceitar as restrições de acesso ao Recinto de Oração durante as celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de outubro, apelando a um comportamento "exemplar e responsável" para os dias 12 e 13.

A peregrinação que assinala a última visão de Nossa Senhora pelos Pastorinhos, será presidida por D. José Ornelas, bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.