Sociedade

Vídeo de Mónica Oliveira mostra o desespero de alguém a fugir de uma agressão

16 out 2020 13:44

54 segundos é eternidade para quem sabe que vai ser espancado

Clique em cima na imagem para ver o vídeo

A União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria, lançou hoje o mais um vídeo da campanha de prevenção da violência contra as mulheres e violência doméstica, a que o JORNAL DE LEIRIA se associou.

Os 54 segundos produzidos por Mónica Pedrosa Oliveira fazem alusão a uma vítima a fugir de ser espancada.

Mónica Pedrosa Oliveira, de 21 anos é natural de Leiria.

Licenciada em Teatro e Artes Performativas, na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, no presente ano de 2020, tendo em 2019 feito Erasmus para a Université Toulouse - Jean Jaurès, no curso de “Art&Com: Théâtre” na cidade de Toulouse, França. Trabalhou, no ano de 2019-2020 como animadora da Companhia de Animação e Eventos - Animódia, em Vila Pouca de Aguiar e no verão, como atriz da sua peça “O Pastor”.

Actualmente, é atriz na companhia profissional de Teatro de Leiria - O Nariz Teatro de Grupo.

Esta campanha de sensibilização dá pelo nome de 54' e parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.

Este e outros dados podem ser lidos As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.

A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade. 

Durante os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes.