Sociedade

Jovens do projecto "Redes na Quint@ - E7G" chamam atenção para a violência no lar em 54 segundos

15 out 2020 16:12

54 minutos é o tempo que cada mulher tem para si, em média, nas 24 horas de um dia

Clique em cima na imagem para ver o vídeo

A União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria, lançou hoje o mais um vídeo da campanha de prevenção da violência contra as mulheres e violência doméstica, a que o JORNAL DE LEIRIA se associou.

Foto: Redes na Quint@ - E7G

54' por Redes na Quint@ - E7G em 54''  é um vídeo criado pelos jovens que participam no projecto Redes na Quint@ - E7G, da Inpulsar - Associação para o Desenvolvimento Comunitário

Esta campanha de sensibilização dá pelo nome de 54' e parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.

Este e outros dados podem ser lidos As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.

A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade. 

Durante os 54 dias de duranção da campanha, serão apresentados novos filmes.

Acerca da Inpulsar
A InPulsar- Associação para o Desenvolvimento Comunitário é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, cujos objectivos principais são o Apoio a crianças e jovens, o Apoio à família e o Apoio à integração social e comunitária. Concentra esforços de actuação no âmbito da exclusão e/ou vulnerabilidade social. 
De acordo com os dados disponibilizados pela PSP, foram registadas 153 ocorrências de violência doméstica no concelho de Leiria. À semelhança do panorama nacional, 90,10% das situações referem-se a vítimas do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 25 e os 54 anos (72.6%), que se encontram numa relação de conjugalidade ou equiparada com a pessoa agressora (52.2%), refere o Diagnóstico Social do Concelho de Leiria.

O Centro de Atendimento as Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Leiria, desde o início da sua actividade (Fevereiro de 2007) regista, em média, 200 casos novos por ano.

Em 2015, foram registados 214 casos novos, 123 referentes a residentes no concelho de Leiria.
 
Assine Já Login

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.