Saúde

Politécnico de Leiria recebe prémio de investigação sobre a diabetes

1 jul 2021 15:22

Equipa de investigadores premiados com o galardão Alfredo da Silva da Fundação Amélia de Mello | COTEC Portugal

politecnico-de-leiria-recebe-premio-de-investigacao-sobre-a-diabetes
Maria Pedro Guarino recebeu o prémio das mãos do Presidente da República
Ricardo Graça

A investigadora Maria Pedro Guarino recebeu o Prémio de Investigação Alfredo da Silva, na categoria “Inovação Tecnológica, Mobilidade e Indústria”, pelo projecto "CBmeter – um novo dispositivo para detecção precoce de diabetes mellitus tipo II”, desenvolvido no ciTechCare – Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde do Politécnico de Leiria.

A distinção foi entregue ontem, dia 30, à investigadora, que lidera o projecto, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Em comunicado, Maria Pedro Guarino explica que "este Prémio é um reconhecimento de que o Politécnico de Leiria caminha na direcção certa, com uma aposta clara em projectos de Investigação e Desenvolvimento multidisciplinares, desenvolvidos em estreita colaboração com a sociedade civil, instituições não académicas e empresas. O projecto CBmeter é o exemplo paradigmático da linha estratégica institucional de colocar o conhecimento ao serviço da sociedade, conseguindo transferir o saber académico para um produto ou serviço que beneficie toda a comunidade".

Segundo uma nota de imprensa enviada à Redacção do JORNAL DE LEIRIA, o CBmeter visa o desenvolvimento de um novo dispositivo médico, portátil e fácil de utilizar, para diagnóstico precoce de doenças metabólicas, como por exemplo da diabetes tipo II, através da detecção da disfunção dos corpos carotídeos.

"O objectivo a longo prazo passa por disponibilizar este dispositivo nas Unidades de Saúde Familiares (USF) e outras unidades de saúde que avaliam o estado de saúde da população, destinando-se a pessoas na faixa etária entre os 18 e os 55 anos."

A pesquisa está a ser desenvolvida pelos investigadores do Politécnico de Leiria, Maria Pedro Guarino, Rui Fonseca-Pinto, Nuno Vieira Lopes, Marlene Lages, Henrique Carvalho, Inês Lisboa e ainda por Sílvia Conde, da Universidade Nova de Lisboa.